O
Em homenagem a arqueiros marcantes da história celeste, a “Camisa de Gigantes” foi lançada no dia 5 de setembro, na inauguração de uma loja do clube no Gigante da Pampulha. Protagonista da campanha, Cássio foi o responsável por usar o fardamento pela primeira vez em um jogo.
A camisa é predominante prateada em efeito degradê, traz detalhes em azul marinho e um grafismo em losangos na barra frontal, referência às redes do gol. Uma diferença para os outros kits está na fonte do número e das letras.
O uniforme ainda tem o patch especial da coleção e detalhes inspirados nos arqueiros que vestiram a camisa estrelada. O short é azul marinho com detalhes brancos, assim como os meiões.
História
A construção da camisa envolveu um levantamento de 136 uniformes utilizados por goleiros do Cruzeiro em diferentes épocas. Foram avaliados aspectos como cores, modelos de gola e manga, escudo, numeração e até personalizações feitas pelos jogadores.
Entre as cores, o prata — escolhido para o lançamento — já havia marcado presença em 15,4% dos uniformes da posição. A cor amarela, popularizada pelo goleiro Raul nos anos 1960, correspondeu a 16,9%, enquanto o azul claro, usado por nomes como Paulo César Borges, apareceu em 13% dos registros.
O estudo também mostrou que 66% das camisas tinham estrelas soltas, enquanto 28% exibiam o escudo oficial. Em 88% dos uniformes, a marca do Cruzeiro estava posicionada no lado esquerdo do peito, e em 12% no centro.