Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Contra Banfield, Jardim prepara esboço de Cruzeiro titular para sequência da temporada

Cruzeiro fecha a preparação para enfrentar o Banfield-ARG neste sábado (5), no Clube AEST, em Serra, no Espírito Santo

Leonardo Jardim se prepara para a retomada dos jogos oficiais na temporada 2025

O Cruzeiro encerrará sua participação na Vitória Cup neste domingo (6), contra o Banfield-ARG, às 16h (de Brasília), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.

Nesse compromisso, o técnico Leonardo Jardim prepara estratégia diferente daquela utilizada na estreia da Vitória Cup contra o Defensa y Justicia-ARG.

Como o confronto com o Banfield-ARG tende a ser o último teste antes dos jogos oficiais, Jardim indicou que colocará em campo um time titular forte, esboço da equipe que seguirá no 11 inicial na sequência da temporada.

No primeiro jogo, o técnico celeste escolheu acionar quase todos os atletas que viajaram ao Espírito Santo. Apenas quatro jogadores não entraram em campo na derrota por 1 a 0 para o Defensa y Justicia-ARG: o goleiro Otávio, o volante Murilo Rhikman, o meia Japa e o meia-atacante Rodriguinho

“Nesse primeiro jogo, vamos fazer uma divisão dos atletas. Vamos tentar trocar muitos jogadores no intervalo, para que todos tenham um período mais ou menos igual. No segundo jogo, veremos como vamos agir, mas vamos dar mais tempo numa primeira fase a um grupo de 11 jogadores. Depois, numa segunda fase, aos outros”, contou Leonardo Jardim.

Preparação celeste

Leonardo Jardim usa os jogos da Vitória Cup para recolocar o elenco em ritmo de partidas após um período de férias. O Cruzeiro teve o último compromisso oficial no dia 12 de junho, quando empatou em 0 a 0 com o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador, na Bahia, na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Claro que, quando analisamos o calendário brasileiro, e sabíamos dessa pausa de um mês, programamos uma atividade que era um torneio ou dois jogos com equipes competitivas para dar ritmo de jogo aos atletas”, justificou à realização da Vitória Cup.

Páreo duro contra o Defensa y Justicia

Cruzeiro e Defensa y Justicia-ARG fizeram um jogo de baixo nível técnico. A partida, apesar de amistosa, teve lances firmes de disputa de bola e entradas duras em alguns lances. O time de Leonardo Jardim teve mais volume, criou mais chances, só que não conseguiu converter tais oportunidades em gol. Diferentemente do time argentino, que saiu vitorioso.

“Sabíamos que não valia a pena só treinar durante três semanas. É importante fazer alguns jogos. Foi isso que aconteceu quando cheguei aqui. Botafogo, Red Bull, equipes mais fortes de forma a dar ritmo de jogo aos atletas”, encerrou Jardim.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.

Ouvindo...