Destaque do Panathinaikos, da Grécia, Tetê afirmou ter sido procurado pelo
“Tenho (vontade de voltar ao Brasil), com certeza. (Os clubes brasileiros procuram) muito. Até agora, nessa janela, teve bastante. Flamengo, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro… Eu quero viver aquilo que ainda não vivi. Não joguei no profissional no Brasil, mas com certeza estou muito feliz aqui na Europa”, contou o atacante.
Tetê deixou o futebol brasileiro ainda muito novo, aos 18 anos. Sem sequer ter estreado no profissional do Grêmio, ele foi vendido em 2018 ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por cerca de R$ 42 milhões. Na época, o atacante havia acabado de renovar o contrato com o Imortal e tinha se destacado no Sul-Americano Sub-20.
No futebol europeu, Tetê demorou para se adaptar e permaneceu na Ucrânia por quatro anos. Ao todo, foram 108 partidas e 31 gols marcados. Os bons números em 2022 despertaram o interesse do Lyon, da França, que o contratou por empréstimo. Posteriormente, ele passou pelo Leicester, da Inglaterra.
Já em 2023, o atacante passou pelo Galatasaray, da Turquia, onde fez 45 jogos e marcou três gols. No último ano, assinou em definitivo com o Panathinaikos, clube em que tem reencontrado o bom futebol. Na primeira temporada na Grécia, ele marcou nove gols em 35 partidas.
Números de Tetê por clubes na Europa
Panathinaikos
- 59 partidas
- 11 gols
- 5 assistências
Galatasaray
- 45 partidas
- 3 gols
- 5 assistências
Leicester
- 14 partidas
- 1 gol
- 0 assistências
Lyon
- 30 partidas
- 8 gols
- 8 assistências
Shakhtar Donetsk
- 108 partidas
- 31 gols
- 13 assistências