O Cruzeiro inicia sua participação na Vitória Cup contra o Defensa y Justicia-ARG, nesta quinta-feira (3), às 20h (de Brasília), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O time celeste também enfrentará o Banfield-ARG, no domingo (6), às 16h (de Brasília), no mesmo local.
O departamento de futebol celeste não divulgou os relacionados para esses compromissos. No entanto, o técnico Leonardo Jardim não tem desfalques em relação aos atletas que atuaram nas últimas partidas.
Certo é que o volante Matheus Henrique e o zagueiro João Marcelo, em recuperação de lesão, não participarão das partidas. Ambos já fazem atividades em campo, mas seguem em tratamento no Departamento de Saúde e Performance do clube.
Opções para Jardim
Leonardo Jardim usará os jogos da Vitória Cup para recolocar o elenco em ritmo de partidas após 14 dias de férias. O Cruzeiro teve o último compromisso oficial no dia 12 de junho. Desde então, não entrou em campo devido à paralisação do calendário brasileiro pela disputa do Mundial de Clubes da Fifa.
Os jogadores voltaram às atividades pós-férias no dia 27 de junho, na Toca da Raposa II.
Jardim poderá utilizar o time considerado titular como base para a Vitória Cup, até mesmo para recolocar o que ele considera como 11 inicial na melhor forma.
Cássio é o títular absoluto do gol. Na defesa, William ganhou a vaga na lateral-direita em disputa com Fagner. Na defesa, Fabrício Bruno e Villalba se firmaram como donos da zaga. Na lateral-esquerda, o jovem Kaiki se firmou após a saída de Marlon.
No meio-campo, a grande “descoberta” de Jardim fica por conta de Christian. O polivalente meio-campista se firmou no time titular e tem sido um dos pilares da equipe. Além dele, Lucas Silva, agora de contrato renovado, também é um dos atletas que terminou a primeira parte de 2025 com status de “intocável”.
Completam o meio-campo azul o volante Lucas Romero e meia-atacante Matheus Pereira. No ataque, o artilheiro do time, Kaio Jorge, tem como parceiro Wanderson.
Volante à disposição
O meio-campista Japa vive a expectativa para estrear sob comando do técnico Leonardo Jardim no Cruzeiro. O jovem ainda não jogou neste ano e está próximo do retorno ao time.
Japa vem treinando desde a reta final da primeira parte da temporada. Após voltar das férias, o jogador se prepara ao lado do grupo e aguarda oportunidades com o técnico português. Ele pode até mesmo ser relacionado para a disputa da Vitória Cup, nesta semana, contra Defensa y Justicia e Banfield, ambos da Argentina.
Japa se lesionou no dia 30 de janeiro, durante treino na Toca II. O meio-campista sofreu lesão no tendão da coxa esquerda. O atleta até correu o risco de passar por cirurgia, mas o diagnóstico dos médicos atenuaram o nível do problema, que mereceu atenção, mas não demandou um processo cirúrgico.
De acordo com apuração da Itatiaia no começo do ano, Japa sofreu uma lesão grau 4 no tendão da coxa esquerda.
Preparação no Espírito Santo
Em terras capixabas, o Cruzeiro ficará hospedado em um hotel nas proximidades da região portuária de Vitória (Porto de Tubarão). O local escolhido pelo clube tem grande infraestrutura esportiva. Em aproximadamente 150 mil metros quadrados, o espaço conta com dois campos de futebol, um ginásio poliesportivo, duas quadras de tênis, dois campos society, duas quadras de peteca, quatro quadras de areia e uma academia.
Amistosos
Os amistosos contra as duas equipes argentinas servirão como preparativo para a retomada da temporada no Cruzeiro.
Em julho, a equipe de Leonardo Jardim terá uma sequência intensa de partidas. Serão oito jogos em 27 dias, o que representa uma média de um compromisso a cada três dias.
O Cruzeiro fará jogos pela Vitória Cup, torneio amistoso internacional, Campeonato Brasileiro e o duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O primeiro compromisso celeste está marcado para seis dias depois da reapresentação pós-férias. No dia 3 de julho, o Cruzeiro enfrentará o Defensa y Justicia-ARG, às 20h (de Brasília), em amistoso no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória, no Espírito Santo.
Três dias depois o compromisso será com o Banfield-ARG, também no estádio Kleber Andrade, às 16h (de Brasília). O jogo nessa data seria com o Estudiantes-ARG, mas a organização da Vitória Cup precisou alterar os planos por causa do calendário oficial dos Pincharratas.
A Confederação Argentina de Futebol (AFA) anunciou a Supercopa da Argentina entre Velez Sarsfield e Estudiantes para o dia 6 de julho, mesma data em que a equipe enfrentaria o Cruzeiro.
Campeonato Brasileiro
A partir da terceira semana de julho, o Cruzeiro iniciará uma maratona de partidas pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro adversário será o Grêmio, no dia 13, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 13ª rodada.
No dia 17 de julho, às 19h30 (de Brasília), o Cruzeiro visita o Fluminense, no Maracanã, pela rodada 14 do Brasileirão. O adversário seguinte será o Juventude, no Mineirão, no dia 20 de julho, às 16h (de Brasília), na 15ª rodada.
No dia 23 de julho, às 19h30 (de Brasília), o adversário da vez será o Corinthians. A partida da 16ª rodada será na Neo Química Arena.
Em 27 de julho, às 16h (de Brasília), o Cruzeiro receberá o Ceará, no Mineirão, pela 17ª rodada.
No dia 30 de julho, a equipe celeste enfrenta o CRB, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão. A partida de volta será na semana seguinte, em 7 de agosto, às 19h30 (de Brasília), no estádio Rei Pelé, em Maceió.
Copa do Brasil
Para fechar a maratona de jogos em julho, o Cruzeiro entrará em campo no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.