O Yuracan, clube da cidade de Itajubá, no sul de Minas Gerais, anunciou neste sábado (27) a aprovação dos sócios para se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol). A votação em Assembleia Geral contou com unanimidade dos votos para a venda de 90% dos ações do clube.
A transação foi fechada com o grupo Futstorm, comandado pelo empresário Vitor Colares, em parceria com o gestor de futebol Luiz Kriwat, que tem passagens pelo Cruzeiro e América.
O projeto prevê um investimento mínimo de 25 milhões reais e se apresenta como “a primeira SAF Startup do Brasil” — um modelo de gestão 100% baseado em dados, inovação e tecnologia. Segundo os investidores, a meta é que a cidade se torne um “Vale do Silício do futebol”.
“O Yuracan será uma SAF 100% guiada por dados, com decisões científicas, que vai unir gestão profissional, inovação e desempenho esportivo. Vamos fazer de Itajubá o Soccer Valley, o Vale do Silício do futebol”, afirmou Vitor Colares.
A Associação do clube manterá 10% das ações e o poder de veto em decisões para preservar a identidade histórica do Yuracan. A Futstorm, por sua vez, será responsável pela operação do futebol profissional, modernização do Estádio Coronel Belo Lisboa, fortalecimento da base e desenvolvimento do projeto do clube.
Clube estará de volta ao futebol profissional em 2026
Fundado em 1934, o Yuracan foi casa de nomes importantes do futebol nacional, como Dondinho, pai de Pelé. Além disso, revelou talentos como Diego Costa, ex-Atlético, e Élder Granja, ex-Inter.
Em campo, as coisas não andam muito bem para o time do sul de Minas: são 20 anos sem participar de uma competição profissional. O retorno, contudo, está marcado para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro do próximo ano.
“É um dia inesquecível para o Yuracan e para Itajubá. Estamos garantindo que a tradição do clube será preservada, ao mesmo tempo em que damos um salto de modernidade. A SAF é a oportunidade de recolocar o nosso clube no cenário esportivo”, disse Amauri Graciani, vice-presidente do Yuracan.