O técnico Jorge Sampaoli ganhou destaque no tradicional jornal espanhol Diario As em uma publicação nesta quinta-feira (20). Numa reportagem, assinada pelo jornalista espanhol Oscar Garcia, o treinador do Atlético foi exaltado, principalmente com a final da Copa Sul-Americana.
“O Atlético Mineiro escolheu Jorge Sampaoli para tentar reverter a delicada situação esportiva que o clube atravessava. Sampaoli, que estava sem clube após sua breve passagem pelo Rennes, da França , onde treinou entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, ‘renasceu’ como técnico no Brasil”, destacou Garcia.
Sampaoli assumiu o Rennes em novembro de 2024, com a missão de reverter a má fase do time. No entanto, desde sua chegada, o desempenho da equipe não apresentou a melhora esperada. Foram dez jogos, com sete derrotas e apenas três vitórias, o que culminou em sua saída.
Sampaoli no Atlético em 2025
Sampaoli retornou ao Atlético no início de setembro com o objetibo de reverter a má situação da equipe, que até então ocupava a 14ª posição do Campeonato Brasileiro, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, e precisava se recuperar na Copa do Brasil, em que perdeu por 2 a 0 em casa para o Cruzeiro no jogo de ida das quartas de final.
O Atlético acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Cruzeiro após
Na Sul-Americana, o Atlético de Sampaoli derrotou o Bolívar nas quartas de final, e o Independiente del Valle nas semifinais. Uma vitória na final garantiria a classificação automática para a próxima Libertadores.
Sampaoli já conquistou a Copa Sul-Americana em 2011 com a Universidad de Chile, equipe com a qual também ganhou três títulos do campeonato chileno. Com a seleção chilena, ele venceu a Copa América em 2015, seu maior sucesso como treinador.
Números
- 6 vitórias
- 7 empates
- 5 derrotas
- Aproveitamento de 46,3%
Final da Sul-Americana
Atlético e Lanús-ARG se enfrentam no próximo sábado (22), às 17h (horário de Brasília), no Defensores del Chaco, em Assunção.
Para chegar até a final, o
Já o Lanús terminou a fase de grupos na liderança do seu grupo e avançou para as oitavas de forma direta. Passou por Central Córdoba-ARG, Fluminense e Universidad do Chile-CHI até chegar à final da competição continental.