Reinier surgiu como enorme promessa no Flamengo, se destacando pela qualidade técnica. Marcou seis gols e concedeu duas assistências em 15 jogos e fez parte do elenco histórico rubro-negro que conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro com o técnico Jorge Jesus em 2019.
Naquele ano, Reinier também se destacou pelas seleções de base e chegou a ser comparado a Kaká por Guilherme Dalla Déa, então técnico da Seleção Brasileira Sub-17.
“Ele é muito talentoso. Vejo o Reinier como um ‘camisa 10', um Kaká. Ele gosta de entrar na área, marcar gols, até de fora. É equilibrado, por isso era nosso capitão. Tenho certeza de que vai jogar em alto nível fora do Brasil”, disse Guilherme Dalla Déa em entrevista à FIFA em julho de 2019.
A previsão do treinador se confirmou, mas não do jeito que ele esperava. Seis meses depois, após ser reserva no histórico 2019 do Flamengo, Reinier, então com 18 anos, foi vendido ao Real Madrid por 35 milhões de euros e assinou por seis anos.
Na época, Filipe Luís, ex-companheiro de Reinier no Flamengo e atualmente técnico do time carioca, elogiou a contratação do Real Madrid, também o comparando a Kaká.
“Parabéns ao
No time merengue, porém, teve poucas oportunidades na equipe principal. Em busca por mais tempo de jogo, foi emprestado ao Borussia Dortmund, da Alemanha, entre 2020 e 2022. Na equipe alemã, Reinier jogou ao lado de grandes estrelas, como Jude Bellingham, hoje meio-campista do Real Madrid, e Erling Haaland, atualmente atacante do Manchester City.
O meia brasileiro chegou até a ser “servido” por Haaland numa goleada do Borussia Dortmund sobre o Bielefeld por 3 a 0 pelo Campeonato Alemão em fevereiro de 2021. Na ocasião, os Auri-Negros fizeram um contra-ataque letal, que iniciou com Jadon Sancho, atualmente atacante do Manchester United, passou pelo norueguês, e chegou para Reinier marcar. Foi o único gol do novo jogador do Atlético na Alemanha.
Reinier retribuiu a assistência a Haaland numa vitória por 3 a 1 sobre o Bayer Leverkusen pelo Campeonato Alemão em maio de 2021.
Embora tenha feito 39 partidas pelo Borussia Dortmund e ter conquistado a Copa da Alemanha de 2020/21 com o time, a passagem do brasileiro pela equipe alemã não foi de grande destaque.
Restante da carreira europeia de Reinier
Após o período na Alemanha, Reinier foi emprestado ao Girona, da Espanha, em 2022/2023. Começou bem, marcando gols e mostrando boa movimentação, mas novamente sofreu com lesões e irregularidade, o que comprometeu sua sequência. Na temporada seguinte, foi emprestado ao Frosinone, da Itália, onde teve participação modesta.
Ao longo desses anos, Reinier foi convocado para a seleção brasileira sub-23 e disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, conquistando a medalha de ouro.