Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Multicampeão, Menino destaca peso de ganhar a ‘Sula’ pelo Atlético: ‘Poucos conseguem’

Multicampeão pelo Palmeiras, meio-campista pode consquista Copa Sul-Americana pela primeira vez

Gabriel Menino, meio-campista do Atlético

O meio-campista Gabriel Menino vive um momento especial na carreira. Acostumado a disputar e vencer títulos desde a base do Palmeiras, o jogador manteve a escrita ao chegar ao Atlético: já levantou o troféu do Campeonato Mineiro e agora está a um passo de conquistar a Copa Sul-Americana. Neste sábado (22), às 17h (de Brasília), no Defensores del Chaco, no Paraguai, o Galo decide a competição continental contra o Lanús e tenta encerrar a temporada com mais uma taça.

Menino, que somou 11 títulos pelo Palmeiras entre 2020 e 2024 — todos sob o comando de Abel Ferreira — vive agora uma nova etapa da carreira como peça importante do time dirigido por Jorge Sampaoli. A convivência com dois técnicos tão marcantes no futebol sul-americano rendeu, segundo ele, aprendizados valiosos.

Em entrevista à Itatiaia, o meia destacou as semelhanças entre Abel e Sampaoli, principalmente no que diz respeito à intensidade e à busca por extrair o máximo do elenco.

“Acho que cada um tem sua importância nos clubes e também individualmente. Tive outros treinadores também, procuro aproveitar um pouco de cada e isso é o que faz diferença na prática. Creio que a parte da intensidade e de buscarem sempre tirar o melhor do grupo são semelhanças entre eles, e isso faz grande diferença para a equipe estar no nível máximo de concentração”, afirmou.

“Poucos conseguem”: o peso da ‘Sula’ para o Atlético e para Menino

O Atlético busca um título inédito — e Gabriel Menino sabe bem o que está em jogo.

“Com certeza é um título muito grande para ambos e vamos em busca dele. O Atlético tem na sua história títulos muito importantes e esse é um que falta. Independentemente de qual título, tem sempre sua relevância e esse tem a sua por tudo que passamos até chegar a esta decisão”, destacou.

Apesar da pouca idade (25), o meia já coleciona conquistas e reconhece a dimensão de erguer mais uma taça pelo Galo.

“Apesar de jovem, já tenho alguns títulos importantes na carreira e já pude conquistar o Mineiro pelo Galo. Espero poder conquistar o segundo e seguir escrevendo a minha história aqui.”

Menino também valorizou o processo de reconstrução vivido pela equipe em 2024.

“Houve uma mudança grande de elenco e isso leva tempo. Mesmo assim, conquistamos o Mineiro e temos uma final pela frente. São poucos clubes que vão ter a oportunidade de terminar o ano com duas conquistas. A Sul-Americana será muito importante para nós e… poucos conseguem”, completou.

Sem favorito

Questionado sobre a possibilidade de apontar um favorito para a decisão, o meio-campista foi categórico:

“Final não tem como apontar favorito. Quem chega numa decisão tem sua qualidade e as forças se equilibram, ainda mais em um jogo só. Vai ser uma partida decidida nos detalhes e precisamos entrar ligados para entregar o nosso melhor.”

Leia também

Currículo vitorioso de Gabriel Menino

Gabriel Menino pelo Palmeiras

  • 17 gols
  • 18 assistências
  • 241 jogos
  • 11 títulos: Campeonato Paulista (2020, 2022, 2023 e 2024), Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Recopa Sul-Americana (2022), Campeonato Brasileiro (2022 e 2023) e Supercopa do Brasil (2023)

Gabriel Menino pelo Atlético

  • 1 gol
  • 2 assistências
  • 42 jogos
  • 1 título: Campeonato Mineiro de 2025

Gabriel Menino pela Seleção Brasileira

  • 2 jogos e 1 assistência pelo Sub-23
  • 7 jogos e 1 gol pelo Sub-20
  • 7 jogos e 1 gol pela Seleção Olímpica
  • Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2020
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...