Na estreia da segunda passagem pelo
Sampaoli estreará em clássicos porque, em 2020, durante a primeira passagem pelo Atlético, o Cruzeiro estava na Série B do Campeonato Brasileiro, portanto, os habituais confrontos na liga nacional não ocorreram. Naquele ano, o Galo iniciou a temporada sob o comando do venezuelano Rafael Dudamel, que foi demitido após a eliminação na Copa do Brasil.
Dessa forma, Jorge Sampaoli foi contratado em março de 2020. Ele chegou a acompanhar in loco o primeiro clássico daquele ano, disputado no dia 07 de março, no Mineirão. O Atlético venceu aquele jogo por 2 a 1, com gols de Igor Rabello e Otero. Igor Thiago marcou para o time celeste.
Experiência inédita em vários sentidos
Além de ser a estreia de fato em um clássico diante do Cruzeiro pelo Atlético, o treinador viverá a experiência inédita de comandar a equipe alvinegra em um estádio completamente hostil. Isso porque, em 2020, quando assistiu ao jogo, o mando era do Galo, com 90% do público alvinegro e 10% cruzeirense.
Jorge Sampaoli contra o Cruzeiro
Apesar de ser o primeiro jogo com o Galo, Jorge Sampaoli já enfrentou o Cruzeiro por outras equipes. O argentino iniciou a trajetória no futebol brasileiro pelo Santos em 2019. Depois, treinou o Galo em 2020 e o Flamengo, em 2023.
- 2019 - Santos 4 x 1 Cruzeiro - Brasileirão Série A
- 2019 - Cruzeiro 2 x 0 Santos - Brasileirão Série a
- 2023 - Flamengo 1 x 1 Cruzeiro - Brasileirão Série A
- 2023 -Cruzeiro 0 x 2 Flamengo - Brasileirão Série A
Sampaoli é anunciado como novo treinador do Atlético
O Atlético anunciou, na noite desta terça-feira (2), a contratação do técnico Jorge Sampaoli. O treinador argentino de 65 anos assinou contrato até o fim de 2027 com o Alvinegro.
Com o argentino, também trabalharão no
Jorge Sampaoli comandou o Galo em 44 jogos, de março de 2020 a fevereiro de 2021. Foram 26 vitórias, 8 empates e 10 derrotas. O aproveitamento foi de de 64,44%. Nesse período, conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e, terceiro lugar no Brasileiro, garantiu a classificação para a Libertadores do ano seguinte.
Do atual elenco, apenas quatro jogadores trabalharam com o técnico Jorge Sampaoli: o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o volante Alan Franco. Todos eles, inclusive, titulares em 2025. Além disso, apenas Arana não foi pedido pelo treinador argentino à diretoria, ainda em 2020. Ele chegou meses antes, quando o comandante ainda era o venezuelano Rafael Dudamel.