Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Bateu ou apanhou? Taffarel relembra pancadaria em Lanús x Atlético

Galo venceu time argentino por 4 a 1 no duelo de ida da decisão da Copa Conmebol de 1997

Taffarel, ídolo do Atlético, em entrevista exclusiva à Itatiaia

Atlético e Lanús se enfrentam no próximo sábado (22), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, pela final da Copa Sul-Americana. Os rivais têm outras decisões disputadas na história, com maior destaque para a Copa Conmebol de 1997, vencida pelo Galo depois de muita confusão. Ídolo nacional e campeão da Copa do Mundo de 1994, Taffarel esteve em campo na disputa.

No jogo de ida, realizado em 6 de novembro daquele ano, no Estádio La Fortaleza, na Argentina, o Galo goleou o Lanús por 4 a 1 e encaminhou o bicampeonato da Conmebol. O time argentino não aceitou o resultado da partida e partiu para a porradaria. Muitos jogadores e o técnico Emerson Leão foram agredidos por jogadores, torcedores e policiais.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Taffarel relembrou a confusão. De acordo com o treinador de goleiros da Seleção Brasileira, os argentinos foram covardes após a derrota diante da torcida. O ídolo atleticano diz que não bateu e nem apanhou naquele dia.

“O Leão tomou (os tapas) por mim. O que eu lembro foi o Leão desmoronando. Foi uma briga muito feia. Eu nunca fui de briga. Não bati em ninguém, não tomei nada, estava ali olhando a covardia dos argentinos. Foi uma covardia. Nós ganhamos no campo, eles não gostam quando perde. Eles não souberam aceitar a derrota e foi feio”, destacou Taffarel.

O ex-goleiro falou mais sobre a final da Conmebol contra o Lanús e pede um time atento para o jogo do próximo sábado, no Paraguai.

“No campo, deu Galo. Nós tínhamos uma equipe muito boa, o Leão um bom treinador. Ele como treinador soube tirar o melhor de nossa equipe. Tínhamos bons jogadores, uma equipe experiente”, ressaltou.

“Quando vai jogar na Argentina, você precisa não só jogar bem, mas precisa da experiência, porque eles usam a catimba. O Galo precisa saber jogar. Hoje o futebol está bem diferente, com VAR e tudo mais, está sendo tudo mais rigoroso na observação. Mas precisa estar preparado para todas as coisas”, finalizou.

Após a goleada no jogo de ida contra o Lanús, o Atlético empatou em casa contra os argentinos no duelo de volta e conquistou o bicampeonato da Conmebol.

Histórico de Atlético x Lanús

Atlético e Lanús já decidiram dois títulos continentais. Além da Conmebol, ambos decidiram a Recopa de 2014. O Galo foi campeão novamente sobre o time argentino, com um placar agregado de 5 a 3 — 1 a 0 na Argentina e 4 a 3 no Mineirão.

Leia também

Túlio Kaizer é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte e tem grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.

Ouvindo...