Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético: punição ‘rígida’ a Dudu gera espanto em advogado, que critica STJD

Dudu recebeu suspensão de seis partidas em quaisquer competições oficiais da CBF, além de multa no patamar de R$ 90 mil

Dudu em partida pelo Atlético na Colômbia

Atacante do Atlético, Dudu foi punido na manhã desta sexta-feira (18), na 5ª Comissão Disciplinar no STJD, por misoginia contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. Pela tarde, o advogado de defesa do jogador, Dr. José Eduardo Junqueira, revelou ter sido pego de surpresa com as avaliações do tribunal.

O atacante foi considerado culpado de maneira unânime e, como pena, recebeu suspensão de seis partidas em competições oficiais da CBF, além de multa de R$ 90 mil. Em entrevista à ‘Band News’, o advogado de Dudu discordou que a conduta inflacionária de Dudu seja considerada misoginia.

“Nós recebemos, na verdade, de uma forma absolutamente surpreendente a posição do STJD. Entendemos que, em uma análise absolutamente técnica, não há enquadramento legal entre as condutas protagonizadas por Dudu, em desfavor da ilustre presidente do Palmeiras, sejam minimamente compatíveis à conduta inflacionária de misoginia”, avaliou.

“Com todo respeito ao STJD, houve um peso elevado. Como eu sustentei na tribuna pela manhã, pode-se até afirmar que, do ponto de vista educacional, as manifestações do Dudu tenham sido ríspidas, fortes, mas não são suficientemente ao ponto de serem tidas como discriminatórias pela figura de mulher da ilustre presidente do Palmeiras”, finalizou Junqueira.

À Itatiaia, o clube confirmou que tentará o efeito suspensivo e recorrerá da decisão.

Interpretação do tribunal

A Procuradoria entendeu que Dudu cometeu infração prevista no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O artigo fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem ética, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Leia também

Relembre o caso

O conflito entre Dudu e Leila ganhou força ainda no meio do ano passado, quando o jogador chegou a ser anunciado como reforço do Cruzeiro, mas voltou atrás. Na ocasião, a presidente do Palmeiras pediu para que o atacante cumprisse com sua palavra e honrasse o acordo com o time celeste.

As rusgas retornaram em novembro, quando Dudu exaltou o ex-presidente Maurício Galiotte, antecessor de Leila. Ao término do Brasileirão de 2024, Dudu e Palmeiras assinaram a rescisão de contrato.

Já em janeiro, a presidente voltou a falar de Dudu ao afirmar que o atacante “saiu pela porta dos fundos”. Poucas horas depois, o jogador respondeu Leila nas redes sociais com ‘frases’ como “me esquece” e “VTNC”.

Desfalque no Galo

Dessa forma, pelo Brasileirão, Dudu pode ficar de fora dos jogos contra Palmeiras, Fortaleza, Flamengo e RB Bragantino. Além disso, também perderá os jogos de ida e volta das oitavas de final da Copa do Brasil, também contra o Rubro-Negro carioca.

O jogador, contudo, poderá atuar normalmente contra o Atlético Bucaramanga, no jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana, por se tratar de uma competição da Conmebol, e não da CBF. A situação, contudo, cabe recurso, e a suspensão pode ser reduzida.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports