Após a dura derrota em casa no jogo de ida das quartas de final da
Com a iminente saída do técnico Cuca, que deve ter a demissão anunciada nas próximas horas, o Galo enfrentará um adversário que vive situação delicada e que também optou pela troca de comando após a goleada de 8 a 0 sofrida para o
Para o lugar de Fábio Carille, a diretoria do Rubro-Negro acionou Rodrigo Chagas para ocupar a função enquanto não elege um novo comandante fixo. O Galo, por sua vez, terá Lucas Gonçalves, auxiliar permanente, caso bata o martelo pelo fim da quarta passagem do curitibano de 61 anos.
Quarta ‘missão’ de Gonçalves
Caso esteja à beira do campo no Barradão, como interino, Lucas Gonçalves assumirá a “missão” pela quarta vez. O gaúcho, nascido em Porto Alegre, terá novamente a responsabilidade de “segurar a onda” enquanto a diretoria vai ao mercado efetivar um novo comandante. A primeira delas foi no ano mais marcante da história do Alvinegro.
Em 2021, antes do anúncio de Cuca, Lucas esteve à beira do campo em quatro partidas do Campeonato Mineiro. Na sequência da temporada, o time conquistou o Estadual, o Brasileiro, a Copa do Brasil e ficou pelo caminho nas semifinais da Libertadores.
No ano seguinte, com a queda do técnico argentino Antônio Mohamed, ele foi novamente acionado. Desta vez, para duelo contra o Corinthians, pelo Brasileirão.
No clube desde 2016, Gonçalves ganhou a confiança da cúpula e também exerceu a função com a queda de Eduardo Coudet, em 2023.
Números de Lucas Gonçalves como interino
- 6 jogos
- 4 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
Jogos de Lucas Gonçalves como interino
- Atlético 3 x 0 URT
- Tombense 1 x 2 Atlético
- Atlético 4 x 0 Uberlândia
- Patrocinense 1 x 3 Atlético
- Atlético 1 x 2 Corinthians
- Fluminense 1 x 1 Atlético
Quem é Rodrigo Chagas?
Rodrigo Chagas é um velho conhecido da torcida rubro-negra. Ex-jogador do clube, teve três passagens como atleta e, após encerrar a carreira, passou a integrar diferentes funções nas comissões técnicas tanto do time principal quanto das categorias de base.
Neste ano, aos 53 anos, comandou o Jacuipense-BA no Campeonato Baiano e, já com a equipe garantida nas semifinais, aceitou o convite do Porto Vitória-ES, onde foi vice-campeão estadual e disputou a Série D do Campeonato Brasileiro até a 5ª rodada.
De volta ao Leão, assumiu o time sub-20 antes de ser novamente chamado para dirigir o elenco profissional, após a saída de Fábio Carille.
A
No total, Cuca comandou o Atlético em 45 jogos na temporada, com 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. O Galo foi campeão mineiro e está nas quartas de final da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil.
Passagens anteriores
Cuca soma outras três passagens pelo Atlético. Nas duas primeiras, o comandante acumulou bons números. Entre 2011 e 2013, ele terminou com títulos importantes, como a Copa Libertadores (2013) e os Campeonatos Mineiros (2012 e 2013), além do vice no Campeonato Brasileiro de 2012.
A segunda passagem, em 2021, também foi de sucesso em relação aos títulos. O treinador levou o Alvinegro ao título do Campeonato Mineiro (2021), da Copa do Brasil (2021) e do Campeonato Brasileiro (2021), colocando fim a um jejum de 50 anos.