Após mais um tropeço em casa no Campeonato Brasileiro, desta vez no empate por 1 a 1 com o Santos, na Arena MRV, o Atlético vê a “luz vermelha” acender de vez na competição mais importante do país. Prova disso, é a pontuação inferior em relação à conclusão da 23ª rodada do ano passado.
Em 2024, também com dois jogos adiados a serem cumpridos posteriormente, o Alvinegro somou 30 pontos e escapou do rebaixamento na última rodada, ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0, em casa; cinco (pontos) a mais que na atual temporada.
No ano passado, em 21 partidas, o Atlético acumulava sete vitórias, nove empates e cinco derrotas. Agora, são seis triunfos, sete placares de igualdade e outros oito reveses.
Com 25 pontos e ocupando a 13º posição, o Galo está a três do Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento. Dando os primeiros passos com o técnico Jorge Sampaoli, contratado para substituir o demitido Cuca, o time mineiro não vence há cinco rodadas. Com isso, se tornou o dono da maior sequência no quesito.
“O time está abaixo do que pode, muito abaixo do que eu esperava. Acho que por isso estou aqui e tentamos progressivamente que o time tenha melhoras estruturais e que venha acompanhada de mais ambição. Para o que eu sinto de futebol, precisamos de muita ambição, e isso está faltando um pouco”, destacou Sampaoli após o empate desse domingo (14), em jogo contra o Peixe.
“Temos muita dificuldade, particularmente nesse equilíbrio do individual, para provocar situações mais claras. Hoje, como foi o 2º tempo, deveria ter ganho a partida, ainda mais por ter um homem a mais. O empate veio em uma ação, um pênalti. Temos que buscar soluções e ver como coletivamente melhorar os ataques e qualitativamente melhorar os jogadores que estão em um momento ruim”, concluiu o técnico.
Jogos adiados
O Galo teve duas partidas adiadas nesta edição. A primeira delas, contra o lanterna Sport, já está marcada para 06 de outubro, durante a última Data Fifa de 2025 - período de amistosos entre seleções -, e será realizada na Arena MRV.
Além do time pernambucano, o Atlético também não entrou em campo para enfrentar o Fortaleza, vice-lanterna. O confronto da 16ª rodada, também adiado e com mando mineiro, ainda não tem data e horário definidos pela CBF.