O Mineirão completa, nesta sexta-feira (5), 60 anos desde a sua fundação em 5 de setembro de 1965. Maior palco do futebol mineiro, o Gigante, como é carinhosamente conhecido, guarda momentos marcantes das histórias de Atlético, Cruzeiro e América.
Até aqui, Galo e Raposa são recordistas de voltas olímpicas no estádio, com 38 títulos. O América é, junto com São Paulo, o terceiro clube que mais tem conquistas no local.
Dono da Arena Independência, terceiro maior estádio da capital mineira, o Coelho conquistou a Copa Sul-Minas de 2000 e os Campeonatos Mineiros de 2001 e 2016 no Gigante da Pampulha. Abaixo, a Itatiaia traz um resumo da campanha alviverde em cada uma das conquistas que foram seladas no Mineirão.
Copa Sul-Minas 2000
O América venceu, no Mineirão, a primeira edição da Copa Sul-Minas, torneio regional que contou com participações de clubes de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Na primeira fase, as equipes foram divididas em grupos de quatro equipes cada. O Coelho liderou o Grupo 1, com 11 pontos, e garantiu a classificação à semifinal. O adversário na semifinal foi o Athletico-PR, e os times empataram os dois jogos por 2 a 2 - o clube mineiro venceu nos pênaltis por 4 a 2.
Já na final, contra o Cruzeiro, o América venceu os dois jogos, por 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente. O atacante Álvaro, à época com 20 anos, marcou o gol do título no Mineirão.
Campeonato Mineiro 2001
Um anos após a Copa Sul-Minas, o América voltou a dar uma volta olímpica no Mineirão, dessa vez em final contra o Atlético. Galo e Coelho foram líder e quinto colocado na primeira fase da competição, respectivamente. Com isso, foi o Alvinegro quem conquistou o direito de fazer o segundo e decisivo jogo como mandante.
Apesar dessa desvantagem, o América praticamente decidiu a parada na partida de ida, ao vencer por 4 a 1. No jogo de volta, vitória insuficiente do Atlético, por 3 a 1. Festa americana no Gigante da Pampulha.
Campeonato Mineiro 2016
Quis o destino que, 15 anos depois de 2001, o América voltasse ao Mineirão para ser campeão. O título veio contra o Atlético, após o Coelho vencer o jogo de ida por 2 a 1 e conquistar um empate em 1 a 1 no partida de volta. O lateral-esquerdo Danilo Barcelos fez o gol decisivo.