Ouvindo...

Cúpula do América se reúne para tomar decisão sobre futuro de Enderson Moreira

Enderson Moreira tem contrato com o América até o fim desta temporada, com opção de extensão

Enderson Moreira sob o comando do América

Os bastidores do América estão quentes nesta quarta-feira (24). A Itatiaia apurou que, depois da derrota para o Cuiabá nessa terça (23), o técnico Enderson Moreira entregou o cargo à diretoria. A cúpula alviverde, agora, se reúne para decidir se tentará convencer o comandante a permanecer na função ou se optará pela saída do profissional.

Enderson Moreira tem contrato com o Coelho até o fim deste ano, com possibilidade de extensão por mais uma temporada. A reportagem procurou o América, que negou os contatos com o técnico e destacou que Enderson não entregou o cargo.

Leia também

Anúncio em junho

Caso o América opte pelo desligamento de Enderson nesta quarta-feira (24), o treinador terá ficado apenas 51 dias à frente do Coelho. Contratado em 3 de junho, o comandante fez apenas oito partidas pelo alviverde, com duas vitórias, cinco derrotas e um empate (aproveitamento de 29,3%).

Atualmente, o América vive situação complicada na Série B do Campeonato Brasileiro. Em um duelo marcado por polêmica, o time alviverde perdeu para o Cuiabá nessa quarta-feira (23) de virada, por 3 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Com o resultado, o América chegou ao quarto jogo sem vitória na Segunda Divisão e se aproximou da zona de rebaixamento. O Coelho caiu para a 15ª colocação e permaneceu com 20 pontos, um a mais que o primeiro time do Z4, a Ferroviária, em 17º, que tem 19.

Passagens anteriores

Enderson teve a primeira oportunidade no América entre 1995 e 1996, quando foi preparador técnico da equipe. De 1999 e 2000, o treinador voltou para o Coelho, dessa vez para trabalhar nas categorias de base. Já em 2009, ele teve sua primeira aparição como comandante interino da equipe principal.

Em 2016, Enderson assumiu o América em uma situação delicada após a demissão do técnico português Sérgio Vieira. Apesar de não ter livrado o Coelho do rebaixamento para a Segunda Divisão, Moreira tomou o controle da equipe foi responsável por cinco das sete vitórias do time no torneio.

No ano seguinte, Enderson Moreira teve o momento de maior prestígio no América. Ele foi campeão da Série B e retornou com a equipe para a Primeira Divisão do Brasileirão. Na campanha do título, foram 20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, com 46 gols marcados e 25 sofridos.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.