Ouvindo...

América: Salum revela ‘grande decepção’ e abre o jogo sobre possível investidor

Ex-presidente do clube destacou busca no mercado por possíveis parceiros

Marcus Salum, ex-presidente do América, em entrevista à Itatiaia durante o Fórum SAF 2025

Marcus Salum, ex-presidente do América, concedeu entrevista à Itatiaia nesta quinta-feira (16) e abriu o jogo sobre a chegada de possível investidor na Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube.

O antigo mandatário americano, que atua nos bastidores das negociações por eventuais parceiros, também revelou “decepção” por ainda não ter acertado com nenhum investidor externo.

“Já falei muito sobre isso, até me esgotei sobre o assunto, mas é sempre bom relembrar. Tenho, hoje, uma decepção muito grande de não ter conseguido, desde a formação da SAF (fechar com um investidor). A gente passou perto de fechar alguns acordos, mas infelizmente não conseguimos fechar”, iniciou.

“Isso nos gerou algum tipo de problema. A gente sabe que a dificuldade que a gente tem no país hoje, a instabilidade jurídica e uma série de coisas, afastaram totalmente os grupos estrangeiros de fazer compra de SAF’s no Brasil. Temos duas SAF’s com dinheiro internacional, que estão na justiça: do Vasco e do Botafogo. Então, isso dificulta muito o mercado”, disse Salum em entrevista à Itatiaia durante o Fórum SAF 2025.

Na sequência, Marcus Salum ressaltou que “o dinheiro está muito difícil no Brasil” e apontou para um perfil de investidores em alta no mercado das SAF’s.

“O dinheiro está muito difícil no Brasil, muito custo sobre o dinheiro. Então, tivemos regressão na busca de investidor externo. Hoje, existe um mercado de fundos, que estudam investir no futebol. O mais famoso deles, o Treecorp, que investiu no Coritiba, e outros clubes de porte menor têm conseguido trazer alguns fundos para que possam atuar”, apontou.

“Estamos nessa busca, não desistimos. Acho que é fundamental para a continuidade do nosso projeto, mas, infelizmente, ainda não conseguimos dar esta notícia. Talvez seja uma das maiores decepções minhas não ter consolidado este projeto (SAF)”, encerrou o ex-dirigente do América.

Leia também

Novidades nas negociações

Na sequência, Salum falou sobre possíveis novidades nas negociações por um parceiro do clube na SAF. O ex-dirigente pregou cautela e pediu foco no momento vivido pela equipe na Série B.

“Eu não seria leviano de falar isso. Porque eu já passei essa esperança para o torcedor e ela se frustrou. Hoje, só vai ter alguma notícia caso ocorra efetivamente. O América passa um momento difícil, e a gente entende. A concentração tem que ser entorno da equipe para que a gente possa vencer este momento de dificuldade”, ponderou.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.