América feminino faz melhor campanha no Brasileirão e fecha 2025 com vice do Mineiro

Coelho faz boa camapanha na Série A1 e conquista permanência na elite do futebol feminino

Elenco americano durante comemoração do Campeonato Mineiro 2025

A temporada de 2025 chegou ao fim para os clubes mineiros no futebol feminino no último sábado (22). O América finalizou o ano com o vice-campeonato estadual, além de realizar sua melhor campanha no Brasileirão.

Neste ano, as Spartanas disputaram a Série A1 do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro.

Em 2024, o clube mineiro ‘bateu na trave’ no Brasileirão e ficou a apenas três pontos de disputar o mata-mata. Neste ano, o objetivo do Coelho era conquistar uma classificação inédita para as quartas de final, mas novamente ficou no ‘quase’ - desta vez, por apenas um ponto.

Trajetória nos campeonatos

O América fez sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro Feminino nesta temporada. Apesar de não se classificar para o mata-mata, a equipe terminou a fase classificatória em 9º lugar, com 19 pontos, apenas um a menos que o 8º colocado RB Bragantino. As Spartanas somaram cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas em 15 jogos disputados.

Além de se manter na elite do futebol nacional, o América chegou até às oitavas de final da Copa do Brasil Feminina. O clube foi eliminado após revés por 3 a 0 para o Palmeiras.

O último compromisso do América na temporada foi o Campeonato Mineiro. Vice-campeã em 2024, o Coelho almejava a taça neste ano. A equipe fez boa campanha na primeira fase e ficou na vice-liderança, com três vitórias e dois empates.

Classificado para a semifinal, o Coelho enfrentou o rival Atlético. O primeiro jogo terminou com triunfo alvinegro por 4 a 0. Apesar da tarefa difícil, as Spartanas conseguiram devolver a goleada e eliminaram as Vingadoras nos pênaltis.

Na decisão, o adversário foi o Cruzeiro. Novamente o Coelho sofreu um duro revés por 4 a 0 no primeiro jogo. Desta vez, a equipe não conseguiu reverter a desvantagem e terminou o estadual com a medalha de prata após empate em 2 a 2 na finalíssima.

Números América feminino 2025

O América disputou 26 jogos ao longo de toda temporada - foram 10 vitórias, sete empates e nove derrotas. A equipe balançou as redes 49 vezes e sofreu 38 gols. A artilheira do time foi a atacante Pimenta, com 13 tentos marcados. Os dados são do Ogol.

  • Jogos disputados: 26
  • Vitórias: 10
  • Empates: 7
  • Derrotas: 9
  • Gols marcados: 48
  • Gols sofridos: 39
  • Artilheira: Pimenta (13 gols)
Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...