Ouvindo...

América precisa de, pelo menos, mais cinco pontos para salvação na Série B, aponta UFMG

A cinco rodadas do fim da competição nacional, Coelho ocupa a 14ª colocação, com 38 pontos somados

Alberto Valentim, técnico do América, durante treino no CT Lanna Drumond

Matéria atualizada às 14h49 de sexta-feira (24)

A cinco rodadas do fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o América tem 38 pontos ganhos, ocupa a 14ª colocação da competição e ainda está ameaçado de rebaixamento à Série C do futebol nacional.

Segundo os números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente o Coelho tem 11,9% de risco de queda.

Para além disso, ainda de acordo com o departamento citado, a pontuação necessária para extinguir o risco de descenso, neste momento, é de 48 pontos.

No entanto, a Itatiaia entrou em contato com Gilcione Nonato Costa, matemático responsável pela atualização do site Probabilidades do Futebol, da UFMG. O profissional avaliou que, na Série B de 2025, o risco de queda é pequeno a partir dos 43 pontos.

Nesse sentido, o time alviverde precisaria somar mais cinco pontos (uma vitória e dois empates, por exemplo) e ter um aproveitamento de 33,3% dos pontos restantes. Vale ressaltar que as projeções da UFMG podem ser alteradas ao longo das rodadas.

Gilcione ressalta ainda que é possível cair com 43 tentos somados, apesar da chance ser pequena. Uma pontuação de 42 representa, segundo ele, a imprevisibilidade. Um percentual de “cara ou coroa”, ou seja 50%.

O América enfrentará Athletic, Novorizontino-SP, Chapecoense, Cuiabá e Athletico-PR na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro.

Athletic x América na próxima rodada

Esquadrão de Aço e Coelho se enfrentam no próximo sábado (25), às 16h (de Brasília). A bola rola na Arena Sicredi, em São João del-Rei, interior mineiro. O confronto é válido pela 34ª rodada da Segundona.

Leia também

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.