Ouvindo...

Tradicional clube do Brasil avança em processo para se tornar SAF; veja detalhes

Paraná vive drama no futebol paranaense, com mais uma queda para a segunda divisão estadual

Paraná Clube derrota o Patriotas no Couto Pereira, em Curitiba

O Paraná Clube pode se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Por meio de nota oficial publicada nessa segunda-feira (20), o Tricolor da Vila Capanema informou que o Conselho Deliberativo pré-aprovou os trâmites para a venda de uma parte do clube.

O próximo passo será a votação, em Assembleia Geral de Credores, marcada para a sexta-feira (24). Com a proposta aprovada, a última etapa será a “batida de martelo” final pelo Conselho Deliberativo, o que ocorrerá após a apresentação e assinatura de todos os contratos vinculantes e suas respectivas garantias por parte do grupo proponente.

Tradicional clube, com passagens marcantes pela Série A do Campeonato Brasileiro, o Tricolor da Vila Capanema vive drama após mais uma queda para a Segunda Divisão do futebol do Paraná. Esse foi o terceiro descenso em 13 anos.

Por conta disso, o Paraná Clube avança numa proposta para se tornar um SAF. Na nota oficial, o Tricolor garante que “a proposta em questão é resultado de dez meses de diligências técnicas e jurídicas, com interlocução direta com órgãos como a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) e o Banco Central”.

Leia também

Veja a nota oficial do Paraná Clube sobre a SAF

O Paraná Clube vem a público informar que, em reunião realizada na noite desta segunda-feira (20), o Conselho Deliberativo pré-aprovou, por unanimidade, a proposta vinculante apresentada pela empresa NextPlay S.A. para a compra da UPI (Unidade Produtiva Isolada) Futebol, vinculada à Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube.

A pré-aprovação representa um marco institucional decisivo dentro do processo de reconstrução em curso e autoriza formalmente o Paraná a seguir com as etapas necessárias para viabilizar a SAF.

A NextPlay S.A. foi a única empresa a cumprir todas as etapas do processo de forma profissional, apresentando uma proposta estruturada, responsável e com compromisso de longo prazo com o futebol do Paraná Clube.

A proposta em questão é resultado de dez meses de diligências técnicas e jurídicas, com interlocução direta com órgãos como a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) e o Banco Central, além de diálogos contínuos com credores e demais partes interessadas.

O plano apresentado prevê investimentos em infraestrutura, centro de treinamento, categorias de base e melhorias no estádio. Pilares essenciais para garantir sustentabilidade e competitividade ao clube.

O próximo passo será a votação, em Assembleia Geral de Credores, marcada para a próxima sexta-feira (24 de outubro), do plano modificativo apresentado por um comitê de credores e construído com base em diálogos técnicos com o clube e com os próprios investidores. A aprovação desse plano será o elemento jurídico indispensável para viabilizar a constituição da SAF e a nova fase do clube.

Caso o plano modificativo seja aprovado, a última etapa será a aprovação final pelo Conselho Deliberativo, o que ocorrerá após a apresentação e assinatura de todos os contratos vinculantes e suas respectivas garantias por parte do grupo proponente.

Agora, o futuro do Paraná Clube depende da decisão que será deliberada na Assembleia Geral de Credores. A aprovação do plano permitirá a execução do projeto de reconstrução tão sonhado pela nação paranista.

Um novo capítulo se aproxima e, com ele, renova-se a esperança de milhares de torcedores que o trouxeram até aqui”, diz o Paraná.

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.