Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Morre Volmar Santos, gremista e fundador da Coligay, primeira torcida LGBTQIA+ do Brasil

Torcedor do Grêmio realizou o movimento pioneiro no futebol nacional durante a década de 70

Volmar Santos foi o fundador da Coligay, primeira torcida LGBTQIA+ do Brasil

Morreu na manhã desta segunda-feira (19), aos 77 anos, Volmar Santos, fundador da Coligay, primeira torcida LGBTQIA+ do Brasil. O torcedor do Grêmio teve o falecimento confirmado por volta das 5h (de Brasília), no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul.

O movimento pioneiro surgiu no final da década de 1970, vinculada ao Tricolor gaúcho. A torcida manteve as atividades até 1983.

O Grêmio utilizou as redes sociais para lamentar a morte de Volmar Santos, histórico torcedor do clube gaúcho.

"É com imensa dor que nos despedimos de Volmar Santos, torcedor criador da Coligay, a primeira torcida organizada gay do Brasil. Ele foi um pioneiro, um sonhador, um símbolo de coragem e amor pelo Grêmio. Seu legado de respeito, diversidade e resistência será lembrado para sempre por todos os tricolores! Sua história vive em nós. Orgulho de ser o #ClubeDeTodos!”, escreveu o clube.

Volmar Santos foi o idealizador do grupo LGBTQIA+ e se tornou símbolo de diversidade, resistência, e principalmente coragem num ambiente e numa época historicamente marcados por intolerância e preconceito. Como profissional, ele foi comunicador, radialista e colunista social.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...