Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Eleição do Grêmio: como votar, horários e candidatos ao pleito presidencial

Confira tudo sobre a definição do vencedor para o Conselho de Administração do clube gaúcho no triênio 2026-2028

Arena do Grêmio recebe sócios-torcedores para a votação presidencial

Os sócios adimplentes do Grêmio exercem, neste sábado (8), o direito ao voto para a presidência do clube gaúcho no próximo triênio (2026-2028). Dois candidatos concorrem à eleição para a cadeira principal do Conselho de Administração.

A Itatiaia reuniu todas as informações sobre a corrida presidencial que definirá o próximo presidente do Grêmio. Confira:

Tudo sobre a eleição presidencial do Grêmio

Horário

A votação terá início a partir das 10h (de Brasília) deste sábado e ficará aberta até às 17h. O resultado deve ser anunciado logo na sequência, no Auditório da Arena do Grêmio.

Como votar

É possível realizar o direito ao voto tanto online como presencial. Pela internet, o associado deve acessar o site votacao.gremio.net — ficará disponível somente durante a votação.

Para participar no formato online, será necessário ter em mãos CPF ou matrícula e senha.

Aqueles que preferirem realizar o voto nas urnas terão que se deslocar até a Arena do Grêmio, na Zona Norte de Porto Alegre. A entrada será pelo Portão A (Setor Oeste, acessado via rampa). É necessário a apresentação de um documento oficial para exercer o direito de escolha do próximo presidente tricolor.

Condições para exercer o direito ao voto

Estão aptos à votação os sócios com mais de 16 anos, que fazem parte do quadro social há pelo menos dois anos — sem interrupção — e em dia com as mensalidades nos últimos 12 meses referentes.

Candidatos

Paulo Caleffi, da chapa 1, e Odorico Roman, da chapa 2, passaram para o segundo turno das eleições gremistas. O primeiro recebeu 100 votos no primeiro turno (votado pelo Conselho Deliberativo). O segundo teve 188.

Paulo Caleffi (chapa 1)

Paulo Caleffi, candidato da chapa 1 na eleição presidencial do Grêmio

Advogado, Callefi foi vice-presidente de futebol no início da gestão atual — de Alberto Guerra. O dirigente deixou o cargo em junho de 2023.

No começo de 2025, Callefi lançou a pré-candidatura, mas voltou atrás pela força obtida pelo empresário Marcelo Marques, que comprou a Arena do Grêmio e ensaiou uma candidatura.

Após a desistência do bilionário, Caleffi retornou ao pleito — e chega com a promessa de um grande reforço já para 2026.

Integrantes do conselho: Antônio Vicente Nunes, Luigi Gerace, Pedro Dalmagro, Ricardo Sessegolo, Richard Gurski e Roger Fischer.

Odorico Roman (chapa 2)

Odorico Roman, candidato da chapa 2 na eleição presidencial do Grêmio

Economista, Odorico passou por cargos admnistrativos e também no futebol do Tricolor, incluindo as campanhas vitoriosas entre 2016 e 2017. Em 2022, o economista perdeu as eleições para Guerra, atual presidente.

Odorico foi a figura escolhida para substituir Marcelo Marques, após desistência. O candidato também promete fortes contratações já para a próxima temporada.

Integrantes do conselho: Antônio Dutra Jr., Carlos Alberto Dressler, Eduardo Schumacher, Fábio Rigo, Juliano Franczak e Paulo Grings.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.