Ouvindo...

Grêmio domina São José, vence com facilidade e conquista Recopa Gaúcha

Tricolor retorna da pausa para o Mundial de Clubes levantando um troféu diante da torcida

Alysson Edward marcou gol e assistência para o Grêmio contra o São José

O Grêmio venceu o São José com muita facilidade nesta terça-feira (8) e conquistou o penta da Recopa Gaúcha. O placar terminou 2 a 0 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela partida que reuniu os campeões do Gauchão (Tricolor) e da Copa FGF (Zeca) de 2024.

Alysson Edward e Amuzu marcaram os gols no primeiro tempo. O jovem ainda deu a assistência para o uruguaio, se consolidando como destaque do enfrentamento.

Com o resultado, o Grêmio garantiu um título na temporada 2025. Na sequência do ano, ainda disputa o Brasileirão e a Copa Sul-Americana.

Este foi o quinto troféu gremista da Recopa Gaúcha, disputada desde 2014 — venceu também em 2019, 2021, 2022 e 2023. É disparado o maior vencedor da competição.

Como foi o jogo

Com domínio desde o primeiro minuto, o Grêmio abriu o placar aos 15’ da etapa inicial. Alysson Edward recebeu um belo lançamento de Dodi e colocou no fundo da rede: 1 a 0.

Aos 21’, Amuzu ampliou para o Tricolor. Em uma bela jogada de Alysson pela direita, o jovem deixou o belga ‘na boa’ para tirar do goleiro do São José: 2 a 0.

Arezo perdeu uma chance incrível no minuto seguinte. Amuzu cruzou para o uruguaio furar a bola na cara do gol.

No fim do primeiro tempo, Arezo recebeu novamente dentro da área, mas foi derrubado: pênalti. Na cobrança, Cristaldo bateu para defesa de Fábio Rampi.

A etapa complementar iniciou com o São José tentando descontar o marcador. Volpi fez uma boa defesa após chute de Venício aos 5'.

O Grêmio teve uma oportunidade de perigo aos 17', com Arezo. O atacante recebeu um passe de Monsalve e chutou para Fábio espalmar.

O jogo foi esfriando e, por consequência, ficando cada vez mais controlado pelos comandados de Mano Menezes. O placar terminou assim, 2 a 0 para o Grêmio.

Grêmio 2 x 0 São José

Grêmio

Tiago Volpi; Gustavo Martins (Igor Serrote, 14 2ºT), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi, Alex Santana, Alysson Edward (André Henrique, 27 2ºT), Cristaldo (Monsalve, 14 2ºT) e Amuzu (Pavón, 27 2ºT); Arezo (Edenilson, 34 2ºT). Técnico: Mano Menezes.

São José

Fábio Rampi; Daniel, Marcão, Rafael Dumas, Jhonata Varela (Evaristo, 38 2ºT) e Jadson; Giovane Gómez (Douglas Oliveira, 19 2ºT), Venício (Estevão, 28 2ºT), Lailson (Ângelo, 19 2ºT) e Nonato (Kayan, intervalo); Renê. Técnico: Sandro Resende.

Motivo: final da Recopa Gaúcha 2025
Data e horário: 08 de junho (terça-feira) de 2025, às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Lucas Guimaraes Rechatiko Horn (RS)
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de vídeo: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)

Gols:
Alysson Edward (15min 1ºT), Amuzu (21min 1ºT), do Grêmio

Cartões amarelos:
Gustavo Martins (01min 2ºT), Alysson Edward (26min 2ºT), do Grêmio
Ângelo (22min 2ºT), do São José

Público: 11.806 torcedores
Renda: R$ 500.660,00

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.