Sensação da
“No primeiro jogo com o Athletico, levo minha mãe, minha esposa, meus filhos para assistir e me xingaram de burro. Já no meu primeiro jogo ter esse xingamento, que é normal para o treinador. Isso me marcou”, disse o comandante.
Na ocasião, Rafael Guanaes foi utilizado como interino do Furacão. O treinador também foi responsável por comandar a equipe sub-20 em outros momentos.
“Lembro muito das pancadas que já levei. Muitas vezes são humilhações e injustiças que, naquele momento ali, eu não entendia. Mas faz parte de um processo de amadurecimento. Aqui no Brasil é assim, a gente tritura os profissionais”, completou Guanaes.
A ascensão na carreira do treinador é recente. Entre a passagem pelo Athletico-PR até o presente momento pelo Mirassol, o brasileiro de 44 anos passou por Sampaio Corrêa, Tombense, Novorizontino, Operário e Atlético-GO.
Guanaes também foi auxiliar técnico do Cruzeiro em 2022 — integrou a comissão técnica do clube e trabalhou ao lado do uruguaio Paulo Pezzolano.
O Mirassol de Rafael Guanaes entrou no Brasileirão como candidato ao rebaixamento, mas está próximo de uma vaga na Copa Libertadores de 2026. Até o momento desta matéria, o time do interior paulista ocupa a 4ª colocação e soma 56 pontos. Ao todo, são 32 jogos, 15 vitórias, 11 empates e seis derrotas na competição nacional.