O Fortaleza lutou e buscou o empate em 3 a 3 com o Atlético nessa quarta-feira (12), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com o resultado, o Leão do Pici somou um ponto na tabela e chegou aos 31. A equipe, contudo, ainda precisará de um ‘milagre’ para escapar do rebaixamento no Brasileirão.
No momento, o time comandado por Martín Palermo ocupa a 19ª posição na tabela, mas está invicto há cinco jogos (4 empates e uma vitória). Com cinco partidas restantes para o fim da competição, o Fortaleza deve precisar vencer todas, ou quase todas, para escapar da ‘degola’.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação ‘mágica’ para escapar 100% do rebaixamento é de 48 pontos. Contudo, historicamente, times que chegaram entre 43 e 45 pontos também conseguiram se salvar.
O que dizem os números
Segundo o estudo, caso uma equipe chegue a 43 pontos, o risco de rebaixamento é de 11,59%; caso o time fique com 42 pontos, essa probabilidade mais que dobra e chega a 29,05% — dificultando ainda mais a permanência.
Historicamente, os conhecidos 45 pontos trazem risco de apenas 0,37% de queda para a Série B. Contudo, para que o Leão alcance tal pontuação, precisará vencer todos os cinco confrontos finais do torneio.
Os últimos jogos do Fortaleza serão contra: Bahia (fora), RB Bragantino (fora), Atlético novamente (casa), Corinthians (casa) e Botafogo (fora).