O
Sem clube desde que deixou o
Atualmente, o Leão do Pici ocupa a vice-lanterna da competição, com apenas 10 pontos conquistados em 13 rodadas. O clube também já foi eliminado da
“A escolha do Renato Paiva atende alguns critérios: primeiro, é um treinador que tem muito conteúdo, de uma escola muito boa de futebol, que tem um método de trabalho, variação de treinamentos, de forma de jogar”, disse Marcelo Paz, CEO do Fortaleza.
“O fato dele ter trabalhado no Nordeste foi um fator também que teve uma influência, já conhece a região, o clima das cidades, um pouco da logística que é mais distante e o calor do povo nordestino”, acrescentou.
Além da tarefa de reagir no Brasileirão, Renato Paiva assume o Fortaleza em meio ao desafio das oitavas de final da
Durante sua passagem pelo Botafogo, o treinador português comandou a equipe em 23 jogos, somando 12 vitórias, três empates e oito derrotas, o que representa um aproveitamento de 56,5%.
No Brasil, ele também esteve à frente do
“Buscamos um treinador que tivesse o conhecimento e funcionamento do Campeonato Brasileiro e assim chegamos ao nome do Renato Paiva, que disputou o início da competição com o Botafogo, e que trabalhou no Bahia na temporada de 2023”, disse Sérgio Papellin, diretor de futebol.
“Um treinador que conhece muito a parte tática também, estava recentemente disputando o mais alto nível no Mundial de Clubes. Um técnico em que o jogador tem respeito, pelo nome e grandeza”, complementou.
Saída de Vojvoda
Vojvoda encerrou sua passagem pelo Fortaleza após cinco temporadas e um legado. Foram 310 partidas, com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas, um aproveitamento de aproximadamente 55%.
Sob a liderança do argentino, o Leão conquistou três títulos do
Com o técnico, o Tricolor chegou à semifinal da Copa do Brasil (2021), classificou-se para três edições de Copa Libertadores (2022, 2023 e 2025), foi vice-campeão da
Os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini também deixam o clube.