Fora do clássico contra o Fluminense, no domingo (20),
Em mensagem publicada pelo portal “ge”, Runco afirma que De La Cruz tem “lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo”.
“Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De la Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente”, escreveu Dr. José Luiz Runco.
Flamengo confirma chegada de Saúl Ñíguez; veja programação do meia espanhol Plata e Danilo têm lesões confirmadas; veja situação do DM do Flamengo Saúl Ñíguez está entre os maiores parceiros de Filipe Luís, técnico do Flamengo
Médico com longa trajetória pelo Flamengo e Seleção Brasileira, Runco retornou ao Flamengo em janeiro de 2025, para chefiar o departamento médico do clube na gestão de Luiz Eduardo Baptista. Procurado, o Flamengo afirma não comentará o caso.
De La Cruz foi contratado pelo clube carioca no fim de 2023, durante a gestão de Rodolfo Landim. Na ocasião, o Flamengo pagou a multa rescisória para tirar o volante uruguaio do River Plate, que não tinha intenção de negociá-lo. O investimento chegou aos R$ 102 milhões.
Em boletim médico divulgado pelo Flamengo nesta terça-feira (22), Luiz Macedo, membro do departamento médico do Flamengo explicou a ausência de Nico nos últimos jogos.
“Com relação ao Nico, entendemos que ele teve um primeiro semestre muito bom, talvez a melhor sequência no Flamengo, só que depois de uma lesão traumática no mês de maio, inerente a qualquer atleta, teve esse período de afastamento maior”, iniciou o Dr. Luiz Macedo.
“Isso fez com que a gente, na tentativa de fazer com que tenha a mesma sequência do primeiro semestre, opte por retirá-lo dos próximos jogos para fazer um trabalho especializado para que consiga ter o desempenho tão bom nos próximos desafios”, concluiu o médico do Flamengo.
O Flamengo enfrenta o Bragantino nesta quarta (23), pelo Brasileirão, e De La Cruz é um dos oito desfalques do elenco.
O histórico de ausências de De La Cruz
Com histórico de lesões desde que chegou ao Flamengo - relembre abaixo -, De La Cruz ficou afastado por cerca de 40 dias, entre maio e junho, por conta de uma entorse no joelho esquerdo. Desde então, atuou por nove minutos contra o Bayern de Munique, sete minutos contra o São Paulo e 27 minutos contra o Santos.
Em 2024, De La Cruz atuou em 41 dos 73 jogos do Flamengo. Duas lesões musculares na coxa direita o tiraram de 10 partidas. O clube também informou dores no ombro direito, febre com quadro viral e trauma no joelho direito em outras ausências do camisa 18.
Na atual temporada, De La Cruz participou de 20 das 42 partidas da equipe. A entorse no joelho direito deixou o volante fora de oito jogos, incluindo os três primeiros do Mundial de Clubes. O uruguaio também foi baixa em outras partidas por controle de carga e corte no pé.