Pela segunda vez na história, o Flamengo é campeão do Brasil e da América no mesmo ano. Quatro dias após vencer a Libertadores, em cima do Palmeiras no Monumental de Lima, no Peru, o time de Filipe Luís bateu o Ceará, no Maracanã, e conquistou a Série A.
O ‘doblete’ coloca o Rubro-Negro ao lado do Santos de Pelé. Em 1962 e 1963, o Peixe conquistou o principal torneio nacional (Taça Brasil) e a Libertadores.
Sob comando de Jorge Jesus, Gabigol e companhia, o Flamengo fez a melhor campanha da história do Brasileirão de pontos corridos, com 91 pontos, e venceu o River Plate-ARG no Estádio Monumental de Lima, no Peru, na primeira final única da Libertadores.
Em 2024, o Botafogo repetiu o feito. A primeira Libertadores da história do Glorioso foi em cima do Atlético, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Luiz Henrique, Almada e Marlon Freitas, entre outros, foram pilares da equipe de Artur Jorge campeã brasileira.
Na atual temporada, Filipe Luís - campeão em 2019 como jogador - dirigiu o Flamengo novamente ao topo do Brasil e da América. A Libertadores teve “gostinho especial” por ser em cima do Palmeiras, algoz na decisão de 2021, reforçando o Monumental de Lima como “local sagrado” para o Rubro-Negro, o primeiro tetracampeão brasileiro da Copa.
Confira os times campeões da Libertadores e Brasileiro no mesmo ano:
- 1962: Santos campeão da Libertadores e Taça Brasil
- 1963: Santos campeão da Libertadores e Taça Brasil
- 2019: Flamengo campeão da Libertadores e Brasileirão
- 2024: Botafogo campeão da Libertadores e Brasileirão
- 2025: Flamengo campeão da Libertadores e Brasileirão