Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Flamengo anuncia contratação do meia Lucas Paquetá: ‘Bom filho à casa torna’

Clube também celebrou o fato de o jogador ter se tornado a maior contratação do futebol brasileiro

Lucas Paquetá em ação pelo West Ham na temporada 2025/2026

O Flamengo anunciou, nesta quarta-feira (28), a contratação do meia Lucas Paquetá, que estava no West Ham-ING e assinou até o fim de 2030. O clube carioca celebrou o retorno do jogador, que tinha contrato com os ingleses até o 30 de junho de 2027.

“Lucas Paquetá está voltando pra casa. Voltando pro Flamengo. Um movimento histórico. Um marco do mercado no futebol mundial, do tamanho do Flamengo”, iniciou o Fla.

“E isso só se torna possível porque muita gente caminha junto. Obrigado aos nossos patrocinadores, que investem no Flamengo, acreditam no projeto e fizeram parte do esforço para essa volta acontecer”, seguiu o clube, nas redes sociais, até concluir.

“Obrigado aos Sócios-Torcedores, que fortalecem o clube todos os dias. E, acima de tudo, obrigado à Nação Rubro-Negra, que empurra, acredita e transforma sonho em realidade. Paquetá está voltando. O bom filho à casa torna. E esse momento também é seu”.

Em vídeo divulgado no anúncio, Paquetá também celebrou a volta ao Fla, onde foi revelado. “Muito feliz de estar podendo voltar para casa. Gostaria muito de agradecer ao presidente Bap, ao Flamengo, patrocinadores e, claro, à toda essa nação que fez esse sonho ser possível”, iniciou.

Leia também

“Daqui a pouco vejo vocês. Tamo junto!”, finalizou o meia de 28 anos. Agora, o Flamengo aguarda a chegada do jogador para contar com o atleta nas competições de 2026 - Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, Copa Libertadores e Copa do Brasil.

O Flamengo desembolsará 42 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões) para contar com Paquetá. A contratação supera o investido pelo Cruzeiro no meio-campista Gerson, até então maior compra do mercado do futebol brasileiro.

Em janeiro deste ano, o Cruzeiro desembolsou em torno de 27 milhões de euros (cerca de R$ 167 milhões) por Gerson, então jogador do Zenit-RUS.

Paquetá

O jogador foi revelado pelo Flamengo em 2016. Após sucesso, Paquetá foi negociado ao Milan-ITA, em 2018, ano em que começou a ser convocado para a Seleção Brasileira.

Paquetá teve uma passagem sem brilho pelo Milan e, em 2020, foi vendido ao Lyon-FRA. Na França, o meia retomou o bom futebol até ser comprado pelo West Ham, em 2022.

O meia seguiu com boas atuações e se manteve como nome constante na Seleção Brasileira. Contudo, a passagem foi conturbada pois envolveu uma investigação de envolvimento do jogador em apostas esportivas.

O caso correu de 2023 até 2025, quando, em julho, Paquetá foi inocentado. A situação, inclusive, afastou um interesse do Manchester City-ING pelo jogador.

Lucas Paquetá vinha atuando regularmente pelo West Ham e também vinha sendo convocado pelo técnico italiano Carlo Ancelotti à Seleção Brasileira. Nesta quarta, o jogador também se despediu do clube inglês e agradeceu, ao mesmo tempo em que desabafou.

Leia o desabafo de Paquetá na íntegra

“Olá, Hammers. Bom, começo agradecendo a todos do clube, estafe, funcionários e jogadores por esses anos que aqui vivi. Momentos únicos e marcantes da minha vida até aqui. Dias felizes, e outros nem tanto, mas sempre tentei ser a minha melhor versão. E todos sabemos porque isso não foi mais possível.

Algumas marcas eu levarei para o resto da minha vida. E uma delas me fez entender que eu não posso mais seguir lutando contra algo que não é mais para mim. Recusei sim ir para times rivais e continuar na Europa. Eu nunca pedi para ir embora. Eu pedi sim para voltar para a minha casa.

Espero que um dia vocês entendam que nada é mais confortante do que poder voltar para casa. Eu preciso disso. Para o bem da minha saúde mental, da minha esposa, dos meus filhos. Preciso apenas reencontrar a felicidade de jogar futebol. Reencontrar a minha paz.

Entendi que, aqui, ainda precisaria lutar guerras que não são para mim. Nunca foi pelo momento atual do clube. Quando cheguei aqui, lutávamos pela mesma situação. No fim, terminamos conquistando um título que ficará para sempre na história.

Eu sei que alguns de vocês não lembrarão de mim assim, e peço desculpas. Mas aquele passe para Bowen saiu dos pés de um cara que sempre foi fiel ao seu sonho. E ninguém nunca apagará isso.

Estou voltando para casa, mas seguirei torcendo por vocês. Obrigado por tudo, West Ham”.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

Ouvindo...