Anunciado pelo
“O futebol é feito de ciclos, e fechar este com a camisa do Botafogo é uma das maiores honras da minha carreira. Entrega, suor e resiliência nunca faltaram. Vivi intensamente cada minuto dentro do Nilton Santos e saio com a certeza de que deixei tudo de mim em campo. Obrigado por me permitirem fazer parte dessa história. Estarei sempre na torcida. Um por todos, todos por um”, escreveu.
O meio-campista, que estava entrando no último ano de vínculo no Glorioso,
A transferência custará aproximadamente 6 milhões de dólares (33,3 milhões) aos cofres do Palmeiras, sendo que o Botafogo ficará com o valor integralmente — Marlon Freitas abriu mão de 10% que teria direito para facilitar a operação. A compra é pelos 100% dos direitos econômicos do atleta.
O Palmeiras tratava o meio-campo como um dos setores fundamentais para serem reforçados. Marlon Freitas foi a primeira contratação do clube para 2026, sendo que mais volantes ainda são analisados pela diretoria.
Marlon Freitas deixa Botafogo como ídolo
Formado nas divisões de base do Fluminense, Marlon Freitas foi contratado pelo Botafogo após destacar-se pelo Atlético-GO. Desde 2023, o camisa 8 tornou-se um dos líderes dentro e fora de campo do Glorioso e deixa o clube como o jogador mais longevo do elenco.
Em três temporadas, foram 178 partidas pelo Botafogo, com cinco gols e 18 assistências. O camisa 17 ficou marcado pela perda do título do Brasileirão em 2023. O lance mais lembrado foi a “piscadinha” na fatídica derrota de virada para o Palmeiras, por 4 a 3 no Nilton Santos.
Marlon Freitas iniciou 2024 como um dos alvos da torcida e esteve perto de ser negociado com o Vasco, mas John Textor vetou. Posteriormente, Artur Jorge também foi decisivo na recuperação do jogador, que deu a volta por cima como capitão dos títulos da Libertadores e do Brasileirão em 2024.
As conquistas o levaram ao status de ídolo. A torcida do Botafogo, inclusive, colocou Marlon Freitas em bandeira ao lado de nomes como Garrincha, Nilton Santos e Didi, lendas do clube. Além do volante, apenas um nome do time de 2025 recebeu a mesma homenagem: o atacante Luiz Henrique.