Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

Justiça atende a pedido do Botafogo Associativo e proíbe Textor de negociar atletas

Decisão foi tomada devido ao descumprimento de ordens judiciais anteriores por parte do empresário norte-americano

Botafogo de John Textor sofre transferban da Fifa

A Justiça do Rio de Janeiro atendeu a um pedido feito pelo Botafogo e determinou a proibição da venda de jogadores do clube por John Textor, controlador da Eagle Football Holdings e dono da SAF da equipe.

Em decisão publicada nesta quinta-feira (29), o juiz Marcelo Almeida de Moraes Marinho, da 21ª Câmara de Direito Privado do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), determinou a “suspensão de todos os atos relativos a vendas e negociação de ativos” por parte do Glorioso — ou seja, o clube fica proibido de negociar atletas.

De acordo com o magistrado, Textor não cumpriu ordens judiciais anteriores, que proibiam o empresário de negociar ativos do clube com outras equipes.

Nas últimas semanas, porém, a SAF do Glorioso vendeu diversos jogadores, entre eles Savarino (Fluminense), Marlon Freitas (Palmeiras) e David Ricardo (Dínamo de Moscou).

“Considerando as notícias da mídia, quanto a negociação açodada de atletas, determino, ad cautelam (por precaução), a suspensão de todos os atos relativos a vendas e negociação de ativos e quaisquer outros atos com reflexos econômicos face o clube, até que se comprove nos autos a estrita observância da decisão deste relator, bem como ciência inequívoca dos atos por todas as partes envolvidas no processo”, escreveu o desembargador em um trecho da decisão.

Em entrevista no último sábado (24) , John Textor afirmou que, nesta semana, receberá de antigos parceiros um aporte que pode se tornar participação acionária na SAF do Botafogo.

Marcelo Almeida de Morares Marinho concedeu prazo de 48 horas para que Textor conceda explicações. O empresário estará no Nilton Santos na noite desta quinta para ver o jogo entre Botafogo e Cruzeiro, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.
Gerente de Jornalismo e Esporte Digital da Itatiaia. Construiu sua carreira no jornalismo online, desde 2000. Grande experiência como repórter, editor-chefe e coordenador. Na Itatiaia, ajudou a criar o projeto digital Itatiaia Esporte (portal e redes). Antes, passou por Superesportes, Estado de Minas, TV Alterosa, Veja BH e Canal 23.
Mineiro de Formiga, Wellington Campos está na Rádio Itatiaia desde agosto de 1990, atuando como correspondente no Rio de Janeiro, cobrindo o dia-a-dia da CBF, Seleção Brasileira e STJD, além dos clubes cariocas e os esportes olímpicos. Participou das coberturas das Copas do Mundo de 1994 (EUA), 1998 (França), 2002 (Coréia do Sul e Japão), 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul) e 2014 (Brasil).

Ouvindo...