Yuri Alberto e Memphis marcam, Corinthians vence o Vasco e é campeão da Copa do Brasil

Equipe de Dorival Júnior é eficiente, conta com estrelas e conquista o tetra no Maracanã

Corinthians campeão da Copa do Brasil: Yuri Alberto e Memphis Depay celebram no Maracanã

Os melhores momentos recentes vividos pelo Corinthians passam pelos pés de Yuri Alberto e Memphis Depay e não seria diferente neste domingo (21), na decisão da Copa do Brasil. A dupla foi decisiva na vitória do Timão sobre o Vasco, por 2 a 1, e garantiu o quarto título da competição para o clube paulista em pleno Maracanã, no Rio de Janeiro.

Não foi uma atuação de encher os olhos do time de Dorival Júnior, mas o Corinthians foi eficiente nas poucas chances que criou. Yuri Alberto abriu o placar, e o Vasco buscou o empate ainda antes do intervalo. Na etapa final, Memphis Depay marcou o gol do título.

O tetra do Corinthians e de Dorival

Ao levantar a taça no Maracanã, o Corinthians tornou-se tetracampeão da Copa do Brasil. A equipe paulista já havia conquistado o torneio em 1995, 2002 e 2009. Apenas Cruzeiro, com seis títulos, Flamengo e Grêmio, ambos com cinco, superam o Timão.

Esta também foi a quarta vez que Dorival Júnior é campeão da Copa do Brasil. O técnico esteve nas campanhas vitoriosas do Santos (2010), Flamengo (2022) e São Paulo (2023).

Leia também

Yuri Alberto abre o placar

A partida teve um início lento no Maracanã, com as duas equipes sem correr riscos. A primeira oportunidade só aconteceu aos 18 minutos - e Yuri Alberto não desperdiçou.

Em ótimo lançamento de Matheuzinho, o atacante aproveitou a hesitação de Léo Jardim, dominou dentro da área e chutou. A bola tocou na trave esquerda antes de entrar: 1 a 0!

Vasco x Corinthians: Yuri Alberto vibra com gol no Maracanã

Aos 25, o chutão de Martínez virou lançamento para Yuri Alberto. O camisa 9 deixou Robert Renan para trás e ficou cara a cara com Léo Jardim, mas finalizou muito mal.

Nuno Moreira empata

O Vasco “acordou” para o jogo a partir dos 30 minutos. Os lances mais incisivos foram pelos lados do campo, explorando força e velocidade de Paulo Henrique e Andrés Gómez.

Aos 41, o colombiano desequilibrou em jogada individual. Ao se livrar da marcação de André Ramalho, colocou a bola na medida para Nuno Moreira, na segunda trave, empatar: 1 a 1!

Vasco x Corinthians: Nuno Moreira foi o autor do gol de empate no primeiro tempo da decisão

Memphis marca em contra-ataque!

Com uma postura mais agressiva, o Vasco passou a pressionar o rival na volta do intervalo. O Corinthians, com muita dificuldade na criação, só se defendia - até que teve a oportunidade de contra-atacar. Aos 18, Depay pôs o Timão novamente em vantagem.

O lance começou com Bidon, que driblou Barros e arrancou da intermediária. Em pouco toques - de Matheuzinho para Yuri Alberto e, depois, para Depay -, o holandês se jogou de carrinho para silenciar a maioria cruzmaltina no Maracanã: 2 a 1 para o Corinthians!

A resposta de Diniz

Imediatamente após o gol, Fernando Diniz sacou Barros e colocou Vegetti em campo. A bola aérea passou a ser a posta do Cruzmaltino para buscar o empate. A sequência de substituições, faltas e cartões tirou o ritmo do jogo, que seguiu sem grandes emoções.

Corinthians resiste e é campeão!

Nos minutos finais, o Vasco foi para o “tudo ou nada”, e o Corinthians resistiu como foi possível. Aos 48, Hugo Souza fez defesaça em chute de Rayan de dentro da área. Foram algumas bolas levantadas pelo time de Diniz, mas a rede não voltou a balançar no Maracanã. Aos 53 minutos, com o apito final, o Timão conquistou a Copa do Brasil!

Vasco 1x2 Corinthians

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta (Matheus França), Robert Renan e Pumita (David); Barros (Vegetti), Thiago Mendes, Coutinho (Tchê Tchê) e Nuno Moreira (GB); Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.

Corinthians

Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu (João Pedro); Raniele (Carrillo), José Martinez, Maycon (André) e Breno Bidon (Garro); Yuri Alberto (Angileri) e Memphis Depay. Técnico: Dorival Júnior.

  • Gols: Yuri Alberto (18'/1ºT) e Memphis Depay (18'/2ºT), do Corinthians; Andrés Gómez (41'/1ºT), do Vasco
  • Cartão amarelo: Cuesta, Thiago Mendes e Vegetti (VAS); Yuri Alberto, Carrillo, Matheuzinho, João Pedro e Dorival Júnior (COR)
  • Cartão vermelho: Não houve.
  • Público e renda: 62.420 pagantes / 67.111 presentes / R$ 3.214.612,50
  • Motivo: Jogo válido pela final da Copa do Brasil
  • Local: Maracanã, Rio de Janeiro
  • Data e hora: 21 de dezembro (domingo) de 2025, às 18h (de Brasília)
  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
  • Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu (PR)
  • Arbitro de vídeo: Marco Fazekas (MG)
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

Ouvindo...