O Timão acumula sete vitórias e uma derrota em oito jogos nesta edição de Copa. A equipe passou por Novorizontino (terceira fase), Palmeiras (oitavas de final), Athletico-PR (quartas de final) e Cruzeiro (semifinal). O clube busca seu quarto título da competição, tendo já levantado a taça em 1995, 2002 e 2009.
Já o Vasco tem uma campanha de quatro vitórias, cinco empates e uma derrota. A equipe de Diniz passou por União Rondonópolis (primeira fase), Nova Iguaçu (segunda fase), Operário (terceira fase), CSA (oitavas de final), Botafogo (quartas de final) e Fluminense (semifinal). O clube, campeão do torneio em 2011, busca o bicampeonato.
Freguesia?
Nos últimos 25 duelos entre as equipes, o Vasco só venceu um, no primeiro turno do Brasileiro de 2024. O Corinthians, por sua vez, triunfou 16 vezes, além de oito empates.
O Timão não perde para a equipe carioca em São Paulo desde 2007, ano do rebaixamento do clube alvinegro à segunda divisão.
Desde então, são 14 jogos de invencibilidade corintiana, com 11 vitórias e três empates. O Vasco, portanto, nunca venceu o Corinthians na Neo Química Arena, estádio inaugurado em 2014.
Em confrontos de mata-mata, ao longo da história, o Corinthians também leva ampla vantagem. Em seis eliminatórias disputadas entre os clubes, o Timão levou a melhor em cinco. A única vitória do Cruzmaltino ocorreu no Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, em 1953.
Já o Corinthians eliminou o Vasco na final da Taça dos Campeões Estaduais Rio–São Paulo, em 1929; na semifinal da Copa do Brasil de 1995; no Mundial de Clubes de 2000; na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2006; na semifinal da Copa do Brasil de 2009; e nas quartas de final da Copa Libertadores de 2012.
Como chega o Corinthians
O Corinthians não tem desfalques para encarar o Cruzmaltino. O DM se encontra zerado e nenhum jogador está suspenso para o duelo. A comissão técnica, porém liga o sinal de alerta para o
As principais dúvidas estão no meio-campo. Dorival pode manter a base da equipe que passou pelo Cruzeiro ou adicionar as entradas de Raniele e Garro, que recentemente se recuperaram de problemas físicos.
Como chega o Vasco
A única baixa confirmada para Fernando Diniz segue sendo o lateral-esquerdo Lucas Piton, que sofreu uma grave lesão no joelho e está fora do restante da temporada. Com sua ausência, o uruguaio Pumita Rodríguez permanece na lateral-direita titular.
No setor de meio-campo, Thiago Mendes se mantém como titular, após apresentar bom desempenho nas partidas recentes. O português Nuno Moreira também está confirmado na formação inicial, atuando ao lado de Coutinho.
O ataque será composto pela dupla André Gómez e Rayan. O atacante colombiano, inclusive, foi peça fundamental e um dos destaques do time durante a fase semifinal do torneio.
O centroavante argentino Pablo Vegetti começará no banco de reservas. Vale ressaltar que Vegetti é o único jogador do elenco vascaíno que se encontra pendurado, com dois cartões amarelos.
Corinthians x Vasco
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (José Martínez), Maycon, Carrillo e Rodrigo Garro (Breno Bidon); Yuri Alberto e Memphis Depay. Técnico: Dorival Júnior.
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Pumita Rodríguez; Barros, Thiago Mendes, Coutinho e Nuno Moreira; Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.
Motivo: volta da final da Copa do Brasil
Data e horário: quarta-feira (17), às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Rafael da Silva Alves (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Transmissão: Amazon Prime, TV Globo, GE TV, Premiere e SporTV