Mandante no confronto deste meio de semana, o Galo terá a totalidade da carga de ingressos e, com isso, 100% do público a favor. Na volta, marcada para 11 de setembro no Mineirão, será a vez do clube celeste desfrutar deste “benefício”.
Momentos na temporada
Campeão mineiro, o Atlético disputa as quartas de final da Copa do Brasil, contra o rival Cruzeiro, e a mesma fase da Copa Sul-Americana. No torneio nacional, terá pela frente o Bolívar, da Bolívia. Por outro lado, com 24 pontos (e dois jogos a menos), o Alvinegro ocupa a 12ª colocação e faz campanha contestável no Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro, por sua vez, vive o melhor momento na temporada. Após insucessos no estadual, com a eliminação nas semifinais, e na Sula, onde caiu ainda na primeira fase, o time Celeste briga no pelotão de frente do Brasileiro - com 41 pontos, é o terceiro colocado -, e sonha com o hepta da Copa do Brasil.
Baixas e retornos no Atlético
Para os primeiros 90 minutos de bola rolando, o técnico Cuca terá “dor de cabeça” apenas na defesa, já que segue sem o titular Lyanco, que se recupera de lesão muscular na coxa direita. Na lateral-direita, Saravia também segue sob cuidados do departamento médico. O argentino, também com lesão muscular, não tem data prevista para voltar a ser opção.
Por outro lado, o Galo poderá contar com o zagueiro Júnior Alonso e com os atacantes Dudu, Hulk e Tomás Cuello, que estavam suspensos na derrota por 2 a 0 para o São Paulo, no último domingo (24), pela 21ª rodada da Série A.
Leonardo Jardim conta com ‘espinha dorsal’
Sem novos desfalques, o técnico Leonardo Jardim poderá repetir o time que venceu o Internacional no sábado (23) e que vem encantando o torcedor nos últimos meses. A tendência é que ele mantenha essa “espinha dorsal”.
O lateral-direito Fagner, que trata de fratura na perna direita, segue fora. Além dele, o zagueiro João Marcelo, em transição física após grave lesão no joelho, também não deve reunir condições de ir a campo.
Desfalques já conhecidos e ‘mistério’ por Sinisterra
Anunciado na última semana, Luis Sinisterra está no BID tem condições legais de estrear. Sua presença na Arena MRV, no entanto, é incerta. A tendência inicial é que ele não seja utilizado.
O colombiano ainda busca seu melhor condicionamento físico. Ele treinou com os jogadores em campo no domingo (24) e na terça-feira (26).
Estreantes do Galo no clássico
Para o confronto, o técnico Cuca pode escalar alguns jogadores que nunca disputaram o clássico pelo clube, e acionar outros já com a bola rolando. Confira a lista:
- Iván Román - o zagueiro chileno briga por vaga com Vitor Hugo;
- Alexsander - o volante foi contratado recentemente e nunca disputou o clássico;
- Reinier - o meia foi contratado recentemente e nunca disputou o clássico;
- Biel - o atacante, contratado no meio do ano, nunca disputou o clássico;
- Dudu - o atacante de 33 anos disputou o clássico, mas defendendo o Cruzeiro; pelo Galo, pode ser a primeira vez;
- Iseppe - o meia-atacante, cria do clube, fez o primeiro jogo como profissional no último domingo. Ele nunca enfrentou o Cruzeiro pelo time principal;
- Caio Paulista - o lateral nunca disputou o clássico mineiro;
- João Marcelo - o atacante nunca disputou o clássico mineiro.
Estreantes da Raposa no clássico
Assim como Cuca, Leonardo Jardim tem atletas que nunca experimentaram a emoção de um clássico. Eles, no entanto, não são titulares. Veja:
- Léo Aragão - reserva imediato de Cássio;
- Otávio - terceiro goleiro do elenco;
- Mateo Gamarra - no Cruzeiro desde fevereiro, é reserva na zaga e nunca jogou o clássico;
- Kauã Prates - jovem promessa, é reserva de Kaiki e estará no banco;
- Murilo Rhikman - o jovem meio-campista briga por espaço entre os relacionados;
- Kaique Kenji - promessa celeste, é opção para o ataque e será reserva;
- Luis Sinisterra - grande contratação, vive expectativa pelo primeiro clássico, mas é dúvida.
Hulk como outro trunfo
Do lado atleticano, o atacante Hulk pode ser considerado trunfo para o clássico. Ídolo do clube, ele tem a Raposa como sua principal “vítima”. Em 13 jogos disputados, contando o amistoso nos Estados Unidos, o paraibano de 39 anos marcou nove gols.
As grandes fases de Kaio Jorge e Matheus Pereira
As principais referências técnicas do Cruzeiro são Kaio Jorge e Matheus Pereira. Convocado para a Seleção Brasileira, o artilheiro tem 17 gols na temporada e vive fase iluminada. Matheus Pereira também está “voando” e vem de atuação de gala com golaço contra o Internacional.
Invencibilidade do Atlético
Além de ter 100% da torcida como trunfo neste meio de semana, o Galo também tem invencibilidade importante sobre a Raposa. A última derrota do Alvinegro para a equipe Celeste aconteceu na primeira fase do Campeonato Mineiro de 2024.
De lá para cá, foram sete clássicos disputados, com três vitória atleticanas e outros quatro empates; um deles, no início desta temporada, nos Estados Unidos, onde disputaram o Inter&Co Soccer Week.
- 18/05/2025 - Cruzeiro 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
- 09/02/2025 - Cruzeiro 0 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro
- 18/01/2025 - Cruzeiro 0 x 0 Atlético - Inter&Co Soccer Week
- 10/08/20024 - Cruzeiro 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
- 20/04/2024 - Atlético 3 x 0 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro
- 07/04/2024 - Cruzeiro 1 x 3 Atlético - Campeonato Mineiro (final 2)
- 30/03/2024 - Atlético 2 x 2 Cruzeiro - Campeonato Mineiro (final 1)
Bom retrospecto celeste na Arena MRV
O Cruzeiro se apega no bom retrospecto que tem na Arena MRV, com duas vitórias, um empate e uma derrota. Se vencer, inclusive, o time celeste igualará o Flamengo como maior algoz do Galo em sua casa.
- 20/04/2024 - Atlético 3 x 0 Cruzeiro - Série A do Campeonato Brasileiro
- 30/03/2024 - Atlético 2 x 2 Cruzeiro - Campeonato Mineiro (final 1)
- 22/10/2024 - Atlético 0 x 1 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro
- 03/02/2024 - Atlético 0 x 2 Cruzeiro - Campeonato Mineiro
Atlético x Cruzeiro
Atlético
Everson; Natanael; Junior Alonso, Vitor Hugo e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander, Gustavo Scarpa; Rony (Reinier/Gabriel Menino), Tomás Cuello e Hulk. Técnico: Cuca
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Motivo: Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Data: 27 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Horário: 19h30 (de Brasília)
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Danilo Manis e Bruno Boschilia
VAR: Rafael Traci
Transmissão: Amazon Prime
A Itatiaia também transmite o confronto pelo 95,7FM, 610AM, e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)