Atlético e Cruzeiro protagonizam o primeiro clássico do ano neste domingo (25), às 18h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O confronto será marcado pela presença de um ‘time de gringos’.
Ao todo, 13 estrangeiros estão nos elencos de Atlético e Cruzeiro nesta temporada, sendo cinco ‘gringos’ celestes e oito atleticanos. Para o clássico deste domingo, 11 deles estarão disponíveis para entrar em campo.
Os ‘gringos’ do Atlético são os zagueiros Ivan Román (chileno), Junior Alonso (paraguaio), Angelo Preciado (equatoriano), o meia Alan Franco (equatoriano), e os atacantes Alan Minda (equatoriano) e Tomás Cuello (argentino).
Além dos citados anteriormente, o Atlético ainda tem mais dois nomes no plantel: Mamady Cissé, de Guiné, e Mateo Cassierra, da Colômbia. Mamady Cissé, volante de 19 anos, faz parte do elenco sub-20 do Galo e está no time principal para a disputa do Campeonato Mineiro. Entretanto, a presença do jogador na equipe profissional para a sequência da temporada é dúvida.
Mateo Cassierra, por sua vez, foi anunciado como novo reforço alvinegro nesta sexta-feira (23) e é dúvida para o clássico. Isso porque o jogador ainda não teve seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Caso Cassierra e Cissé sejam confirmados para o jogo contra o Cruzeiro, o treinador Jorge Sampaoli terá oito gringos à disposição.
Gringos do Cruzeiro
Já o elenco celeste conta com cinco ‘gringos’: o zagueiro Lucas Villalba (argentino), o volante Lucas Romero (argentino) e os atacante Luis Sinisterra (colombiano), Keny Arroyo (equatoriano) e Néiser Villarreal (colombiano).
Para a partida deste domingo, o técnico Tite não poderá contar com Villalba, que está lesionado. A previsão de retorno do zagueiro é para o fim de fevereiro. Com isso, a equipe estrelada terá quatro estrangeiros disponíveis.
Apesar da ‘legião de gringos’ para o confronto, a última vez que um jogador estrangeiro balançou as redes em um clássico foi em 2024. Zaracho, ex-Atlético, foi responsável pelo primeiro gol na vitória alvinegra por 3 a 0 pelo Brasileirão daquele ano.
Atlético x Cruzeiro
Atlético e Cruzeiro chegam para o primeiro clássico do ano em momentos distintos. O clube alvinegro ainda não conquistou nenhuma vitória no Campeonato Mineiro - a equipe está na 3ª colocação do Grupo A, com quatro empates em quatro jogos.
Já o Cruzeiro é líder do Grupo C, com seis pontos. O time comandado por Tite soma duas vitórias e duas derrotas no estadual.
Gringos Cruzeiro
- Lucas Villalba - Argentina - lesionado
- Lucas Romero - Argentina
- Luis Sinisterra - Colômbia
- Keny Arroyo - Equador
- Néiser Villarreal - Colômbia
Gringos Atlético
- Ivan Román - Chile
- Junior Alonso - Paraguai
- Angelo Preciado - Equador
- Alan Franco - Equador
- Alan Minda - Equador
- Tomás Cuello - Argentina
- Mamady Cisse - Guiné - faz parte do time sub-20
- Mateo Cassierra - Colômbia - dúvida para o clássico