A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (9), a íntegra dos áudios do VAR sobre as análises de quatro lances polêmicos do clássico entre
As jogadas analisadas e divulgadas são: dois possíveis cartões vermelhos para Gustavo Gómez, pênalti cometido por Allan em Gonzalo Tapia e possível expulsão de Andreas Pereira.
A CBF obteve autorização da Fifa para divulgar a íntegra dos áudios, após ofício apresentado pelo São Paulo, que se sentiu prejudicado no clássico.
O aval da entidade máxima do futebol foi necessário porque os lances não foram checados pelo árbitro Ramon Abatti Abel no monitor. O protocolo prevê a divulgação do áudio apenas de lances revisados.
Em razão da atuação no “Choque-Rei”, Ramon Abatti Abel e o Ilbert Estevam da Silva, responsável pelo VAR, foram afastados pela CBF.
Possível vermelho para Gustavo Gómez
Gustavo Gómez protagonizou disputa por espaço com Gonzalo Tapia e, no desenrolar do confronto, acaba pisando na perna do chileno. O VAR, comandado por Ilbert Estevam da Silva, entendeu que foi acidental. Veja o diálogo:
— Ramon Abatti Abel: Para mim, tem um pisão, mas sem intenção. Tem um pisão em disputa.
— Ilbert Estevam da Silva (VAR): Ok, estamos checando em cima e esse pisão. Ele tá desequilibrado, vai tentar saltar. O jogador (está) caindo, e ele não tem um local como cair. Tudo checado, pode seguir.
Pênalti de Allan em Gonzalo Tapia
No segundo tempo, o meio-campista Allan escorrega e derruba Tapia dentro da área. Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam entendem que o lance foi acidental, sem que a bola estivesse em disputa. Veja o diálogo:
— Ramon Abatti Abel: Escorregou, escorregou. Jogador escorrega. Pode seguir.
— Ilbert Estevam da Silva (VAR): Temos uma bola que está saindo da área, temos um jogador do Palmeiras que escorrega e tem o contato com o adversário. Totalmente acidental, provocado justamente por esse escorregão.
— Ramon Abatti Abel: Para mim foi um choque, jogador do Palmeiras escorrega.
— Ilbert Estevam da Silva (VAR): A bola está saindo da área, totalmente acidental por esse escorregão. Ramon, é justamente tudo isso que você narra. Temos um jogador do Palmeiras que escorrega, com um contato acidental e a bola saindo da área. Ainda confirmo para você que a bola não está para nenhum dos dois atletas.
— Ramon Abatti Abel: Abaixa o braço e respeita a minha decisão (para jogadores). Para mim não é falta nem dentro nem fora da área.
Cartão vermelho para Andreas Pereira
Em dividida, Andreas Pereira acerta a canela e o pé de Marcos Antonio com a sola. A equipe de arbitragem analisou que o meio-campista tinha o domínio de bola inicialmente, sem aplicar jogo perigoso. Veja o diálogo:
— Ilbert Estevam da Silva (VAR): Jogador toca na bola e depois pisa no pé. O contato posterior mais forte é embaixo. Tem um contato que não é pleno na canela e, posteriormente, contato na canela.
— Ramon Abatti Abel: Para mim, o Andreas põe primeiro o pé na bola.
— Ilbert Estevam da Silva (VAR): Vamos ver se ele despreza a disputa da bola e vai por cima. Checado. Número oito confirmado para cartão amarelo.
Novo possível vermelho para Gómez
Em outra disputa por espaço entre Gómez e Tapia, o zagueiro acerta o rosto do atacante com o cotovelo. No entendimento da arbitragem, foi acidental.
— Ilbert Estevam da Silva (VAR): Quando ele vai levantar, já tocou. Já foi checado. Quando ele vai levantar, atinge com o cotovelo. Mas ele vai levantar e atinge o rosto do atleta.
— Assistente: Não tem nenhum gesto adicional.
— Ilbert Estevam da Silva (VAR): Ele vai levantar e atinge com o cotovelo, mas não tem nenhum gesto adicional. Nenhuma ação de cotovelada no adversário, foi levantar o corpo.
— Ramon Abatti Abel: Pega sim, porque ele vai levantar o corpo, mas pega sem querer.