Ouvindo...

São Paulo x Palmeiras: CBF divulga último áudio do VAR de clássico polêmico

Cabine avaliou possível falta de Gustavo Gómez em Tapia na origem do primeiro gol do Verdão, marcado por Vitor Roque

Último áudio do VAR avaliou possível falta de Gustavo Gómez, do Palmeiras, em Gonzalo Tapia, do São Paulo, na origem do primeiro gol alviverde

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou, na noite dessa quinta-feira (9), o quinto e último áudio do VAR do clássico entre São Paulo e Palmeiras. O duelo, válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foi recheado de polêmicas.

A última análise é do lance que originou o primeiro gol alviverde, marcado por Vitor Roque aos 25 minutos do segundo tempo. O Tricolor paulista reclamou de falta do zagueiro Gustavo Gómez no atacante Gonzalo Tapia no início da jogada.

Para o árbitro do confronto, Ramon Abatti Abel, o jogador são-paulino estava “se jogando” e não houve infração. O VAR concordou com a decisão do juiz.

Houve uma checagem de possível impedimento de Maurício na finalização do lance. O meia foi o responsável por dar a assistência para Vitor Roque.

Veja análise da possível falta

  • Ramon Abatti Abel: Nada, nada. Jogador já está se jogando, tem o braço de referência. Pode ir.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Tudo checado. Gol confirmado.
  • Ramon Abatti Abel: Checou o app [com possível falta], no início da jogada?
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Tudo checado, senhores. Pode prosseguir.

Outras análises

As outras quatro análises do VAR foram divulgadas também nessa quarta. Abaixo, a Itatiaia detalha todas elas.

Possível vermelho para Gustavo Gómez

Gustavo Gómez protagonizou disputa por espaço com Gonzalo Tapia e, no desenrolar do confronto, acaba pisando na perna do chileno. O VAR, comandado por Ilbert Estevam da Silva, entendeu que foi acidental. Veja o diálogo:

  • Ramon Abatti Abel: Para mim, tem um pisão, mas sem intenção. Tem um pisão em disputa.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Ok, estamos checando em cima e esse pisão. Ele tá desequilibrado, vai tentar saltar. O jogador (está) caindo, e ele não tem um local como cair. Tudo checado, pode seguir.

Pênalti de Allan em Gonzalo Tapia

No segundo tempo, o meio-campista Allan escorrega e derruba Tapia dentro da área. Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam entendem que o lance foi acidental, sem que a bola estivesse em disputa. Veja o diálogo:

  • Ramon Abatti Abel: Escorregou, escorregou. Jogador escorrega. Pode seguir.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Temos uma bola que está saindo da área, temos um jogador do Palmeiras que escorrega e tem o contato com o adversário. Totalmente acidental, provocado justamente por esse escorregão.
  • Ramon Abatti Abel: Para mim foi um choque, jogador do Palmeiras escorrega.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): A bola está saindo da área, totalmente acidental por esse escorregão. Ramon, é justamente tudo isso que você narra. Temos um jogador do Palmeiras que escorrega, com um contato acidental e a bola saindo da área. Ainda confirmo para você que a bola não está para nenhum dos dois atletas.
  • Ramon Abatti Abel: Abaixa o braço e respeita a minha decisão (para jogadores). Para mim não é falta nem dentro nem fora da área.

Cartão vermelho para Andreas Pereira

Em dividida, Andreas Pereira acerta a canela e o pé de Marcos Antonio com a sola. A equipe de arbitragem analisou que o meio-campista tinha o domínio de bola inicialmente, sem aplicar jogo perigoso. Veja o diálogo:

  • ⁠Ilbert Estevam da Silva (VAR): Jogador toca na bola e depois pisa no pé. O contato posterior mais forte é embaixo. Tem um contato que não é pleno na canela e, posteriormente, contato na canela.
  • Ramon Abatti Abel: Para mim, o Andreas põe primeiro o pé na bola.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Vamos ver se ele despreza a disputa da bola e vai por cima. Checado. Número oito confirmado para cartão amarelo.

Novo possível vermelho para Gómez

Em outra disputa por espaço entre Gómez e Tapia, o zagueiro acerta o rosto do atacante com o cotovelo. No entendimento da arbitragem, foi acidental.

  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Quando ele vai levantar, já tocou. Já foi checado. Quando ele vai levantar, atinge com o cotovelo. Mas ele vai levantar e atinge o rosto do atleta.
  • Assistente: Não tem nenhum gesto adicional.
  • Ilbert Estevam da Silva (VAR): Ele vai levantar e atinge com o cotovelo, mas não tem nenhum gesto adicional. Nenhuma ação de cotovelada no adversário, foi levantar o corpo.
  • Ramon Abatti Abel: Pega sim, porque ele vai levantar o corpo, mas pega sem querer.
Leia também

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.