Ouvindo...

São Paulo freia o Vasco, vence em São Januário e mira G6 do Brasileiro

Tricolor paulista encerra sequência de quatro vitórias consecutivas do Cruzmaltino e sobe na classificação da Série A

De pênalti, Lucas Moura abriu caminho para a vitória do São Paulo sobre o Vasco

O São Paulo freou a empolgação e a arrancada do Vasco e venceu em São Januário, por 2 a 0, na noite deste domingo (2), pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor sonha ainda com uma vaga no G6.

Com gols de Lucas e Luiz Gustavo, o São Paulo ultrapassa o próprio Vasco na classificação e chega aos 44 pontos na 8ª posição. A equipe carioca caiu para a 9ª colocação com 42 pontos.

Leia também

Próximos jogos

O Vasco agora terá o clássico diante do Botafogo, na quarta-feira (5), às 19h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O São Paulo joga no mesmo dia, mas às 21h30 (de Brasília), contra o Flamengo, na Vila Belmiro, em Santos.

Partida bem disputada

Os primeiros 45 minutos entre Vasco e São Paulo foram de bastante equilíbrio em São Januário. O Cruzmaltino ficou mais com a bola rondou a área dos paulistas, mas não conseguia furar a defesa bem postada.

A melhor chance veio em um escanteio em que Robert Renan acertou a trave. O Vasco também levou perigo em chutes de longa distância e Andrés Gómez deu trabalho para Rafael.

Nos contra-ataques, o São Paulo assustou e teve a melhor chance. Tapia recebeu sozinho na área e fuzilou para uma linda defesa de Léo Jardim. O mesmo chileno já tinha criado boa chance de fora da área e parando no arqueiro cruzmaltino.

São Paulo na frente

Quando a partida se encaminhava para o intervalo sem gols, veio um lance infantil de Paulo Henrique. O lateral segurou Arboleda dentro da área e com a ajuda do árbitro de vídeo Wilton Pereira Sampaio assinalou o pênalti.

Na cobrança, Lucas só deslocou Jardim e abriu o marcador para o São Paulo. Vantagem para os visitantes no intervalo de jogo.

Pressão total do Vasco

Atrás do marcador, o Vasco começou o segundo tempo com uma pressão avassaladora sobre o São Paulo. Em menos de dez minutos, teve duas chances claras para empatar. Coutinho recebeu na área, girou e bateu rente à trave de Rafael.

Depois foi a vez de Gómez receber na direita, invadiu a área e viu Rafael fazer uma bela defesa. O São Paulo respondia em contra-ataques e também era perigoso em algumas escapas. O duelo ganhou contornos emocionantes.

Ritmo diminui e São Paulo mata o jogo

O Vasco não conseguiu manter a pressão inicial e acabou baixando um pouco o ritmo levando menos perigo ao gol do São Paulo. Com a vantagem no marcador, o Tricolor paulista cadenciou o jogo para garantir os três pontos.

O São Paulo ainda reclamou de um possível pênalti de Cuesta em Ferreirinha, não assinalado pela arbitragem. Os visitantes ainda aproveitaram um escanteio de forma inteligente para Luiz Gustavo dar números finais ao jogo. A equipe cobrou de forma curta, Ferreirinha invadiu a área e colocou para o volante fechar a conta.

Vasco 0x2 São Paulo

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton (David); Barros (Matheus França), Tchê Tchê (GB), Nuno Moreira (Vegetti) e Coutinho (Mateus Carvalho); Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.

São Paulo

Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Maílton (Ferraresi), Pablo Maia, Bobadilla (Luiz Gustavo), Marcos Antônio (Alisson) e Enzo Díaz; Lucas (Rigoni) e Tapia (Ferreira). Técnico: Hernán Crespo.

Gols: Lucas (51 min 1ºT) e Luiz Gustavo (42 min 2ºT), do São Paulo
Cartão amarelo: Paulo Henrique, Nuno Moreira (VAS); Alan Franco, Enzo Díaz (SPA)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Data e hora: 2 de novembro (domingo) de 2025, às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Leone Carvalho Rocha
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (SC)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.