Sem dificuldades,
Com a vitória, o Peixe confirmou a permanência na Primeira Divisão e ainda conseguiu se classificar à Copa Sul-Americana de 2025. A equipe alvinegra encerrou a disputa com 47 pontos na 12ª colocação.
A derrota não mudou a vida do time celeste, que terminou o torneio na terceira posição com 70 pontos. Pela ótima campanha, a Raposa disputará a fase de grupos da Copa Libertadores em 2026.
Agora é tudo Copa do Brasil!
O próximo jogo do Cruzeiro será na quarta-feira (10), às 21h30 (de Brasília), contra o Corinthians, no Mineirão, pela ida da semifinal da Copa do Brasil. O Santos, por sua vez, só volta a jogar na próxima temporada.
Cruzeiro com time alternativo
Por conta do foco já na eliminatória contra o Timão, Leonardo Jardim escalou um time completamente reserva. Com exceção de Keny Arroyo, os titulares sequer viajaram para a Baixada Santista.
O jogo
A partida foi de domínio santista durante todo o tempo. Como era esperado, o time de Vojvoda tomou as rédeas da partida e aproveitou a fragilidade do time reserva da Raposa. A equipe paulista acumulou chances e teve uma vitória de autoridade.
Com exceção de tentativas esporádicas, o Cruzeiro pouco fez no ataque. Faltou entrosamento e ritmo de jogo para os mineiros.
Gol anulado de Gabigol
Quase a lei do ex na Vila Belmiro. Aos xx minutos, Gabigol saiu livre, finalizou com classe e balançou as redes de Gabriel Brazão. O atacante, porém, estava impedido e arbitragem anulou.
Gol do Santos!
Aos 25 minutos, o primeiro gol do jogo. Guilherme cobrou escanteio com perfeição e achou Thaciano na área, que subiu no último andar para marcar de cabeça.
Dois minutos depois, mais um de Thaciano!
Logo em seguida, mais um gol do Santos. Livre na grande, Thaciano aproveitou boa assistência de Igor Vinícius e completou para fazer o segundo da partida.
Outro gol anulado para o Cruzeiro
O Cruzeiro teve um outro gol anulado no início do segundo tempo. Gabigol serviu Rayan Lelis, que driblou Gabriel Brazão e fez o gol. O jovem, porém, estava em condição irregular.
3 a 0 para o Santos
O Santos ampliou o placar com João Schmidt, aos 15 minutos do segundo tempo. Em lance idêntico ao segundo gol, o volante cabeceou após escanteio cobrado por Guilherme e fez o 3 a 0.
Cruzeiro tem terceiro gol anulado
Homem de confiança de Leonardo Jardim, Eduardo fez 3 a 1 para o Cruzeiro. Mas, mais uma vez, não valeu! O atacante Kaique Kenji estava impedido no início da jogada.
Fim da invencibilidade celeste
Com a derrota, o Cruzeiro viu cair uma invencibilidade 12 rodadas no Brasileirão. A última derrota havia sido para o Vasco, em setembro.
Santos 3 x 0 Cruzeiro
Santos
Brazão, Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão (Rincón), João Schmidt (Bontempo), Barreal (Rollheiser) e Neymar (Tiquinho); Guilherme (Robinho Jr) e Thaciano. Técnico: Juán Pablo Vojvoda.
Cruzeiro
Léo Aragão, Fagner, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Walace (Murilo), Matheus Henrique, Eduardo (Arroyo) e Japa (Ryan Guilherme); Rayan Lelis (Kenji) e Gabigol (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim.
Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo (7), às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Rodrigo José Pereira
Auxiliares: Bruno Boschilia e Alex dos Santos
VAR: Caio Max Augusto Vieira
Gols: Thaciano e João Schmidt (Santos)
Cartão amarelo: Guilherme, Thaciano (Santos); Gabigol e Rayan Lelis (Cruzeiro)