Garantido na Libertadores, Cruzeiro para em Fábio e empata com Fluminense pelo Brasileiro

Equipes mediram forças na tarde deste domingo (9), no Mineirão, pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro e Fluminense mediram forças pela Série A do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro e Fluminense fizeram um jogo movimentado, mas empataram sem gols neste domingo (9), pela a 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Apesar das boas chances criadas, as equipes não conseguiram balançar as redes de Cássio e Fábio.

O resultado deixa a equipe celeste com 64 pontos na terceira posição. Já garantida nas etapas preliminares da Copa Libertadores, a Raposa perdeu uma chance importante de encaminhar a vaga direta na fase de grupos e se aproximar do vice-líder Flamengo, que tem 65, e do líder Palmeiras, que tem 68. O sonho do título agora está mais distante.

O Tricolor Carioca, por sua vez, segue em sétimo lugar, com 51 pontos. O time das Laranjeiras ocupa a última posição do G7 - pelotão que dá acesso à próxima Libertadores.

Agora, as equipes terão dias de descanso por conta da Data Fifa. O Cruzeiro voltará a campo contra o Juventude, fora de casa, no dia 20 de novembro, às 16h (de Brasília).

No dia 19, às 21h30 (de Brasília), o Fluminense desafiará o Flamengo em clássico no Maracanã. Ambos os jogos terão validade pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Escalações diferentes

Sem Lucas Silva, suspenso, Leonardo Jardim escalou Eduardo como titular no meio-campo celeste. O restante do time é o mesmo que venceu o Grêmio no meio da semana.

Luis Zubeldía, por sua vez, não pôde contar com Martinelli, suspenso, e Germán Cano, com problema muscular. Facundo Bernal e Evê entraram na equipe.

Fábio ovacionado

Antes de a bola rolar, Fábio foi ovacionado pela torcida celeste. O ídolo histórico recebeu muitos aplausos ao subir no gramado para fazer trabalho de aquecimento.

O jogo

O primeiro tempo foi aberto e com muitas chances para os dois lados. Ofensivo, o Fluminense começou melhor e assustou muito o Cruzeiro. Em resposta, o time de Leonardo Jardim subiu a marcação, apertou a saída de bola tricolor e criou boas chances.

A etapa final foi de menor intensidade. A Raposa, embalado por sua torcida, foi com tudo para cima, mas com menor inspiração. O Flu apostou em contra-ataques.

É lá e cá!

O alto nível técnico dos primeiros 45 minutos foi traduzido pelos números. No ritmo do talentoso Lucho Acosta, o Fluminense criou boas oportunidades e ficou perto de abrir o placar. O Cruzeiro cresceu a partir da segunda metade do primeiro tempo.

Fábio faz milagres

Ídolo do Cruzeiro, Fábio foi vilão para a torcida celeste. O veterano fez três boas defesas em sequência nas finalizações de Kaiki (duas vezes) e Matheus Pereira para impedir o gol celeste.

‘Chuva’ de cartões

O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima aplicou, desde o início, um critério rigoroso para apresentar cartões amarelos. Só no primeiro tempo foram quatro: três para o Cruzeiro, com Fabrício Bruno, Christian e Matheus Pereira, e um para o Flu, com Bernal.

Polêmica antes do intervalo

Já no minuto de acréscimo do primeiro tempo, a polêmica tomou conta do Mineirão. Matheus Pereira acertou cotovelada em Bernal, que caiu no gramado com sangramento no rosto.

Após consulta no VAR, o árbitro optou por não expulsar o jogador celeste. A situação gerou muita revolta nos tricolores.

Cruzeiro vai para cima

Apoiado pela torcida, o Cruzeiro ganhou maior protagonismo no segundo tempo. Sem a mesma criatividade antes, a equipe celeste tentou levar perigo a Fábio de diferentes formas. Aos 23 minutos, Gabigol entrou no lugar de Arroyo como aposta de Leonardo Jardim.

Flu pronto para os contra-ataques

Zubeldía armou o Fluminense para contra-ataques no segundo tempo. Bem posicionado defensivamente, o time apostou nas investidas com John Kennedy, Keno e Soteldo.

Cruzeiro x Fluminense

Cruzeiro

Cássio, William (Kauã Moraes), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Eduardo (Walace), Christian (Sinisterra) e Matheus Pereira; Arroyo (Gabigol) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

Fluminense

Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Bernal (Nonato), Hércules (Otávio) e Acosta (Lima); Canobbio (Keno), Serna (Soteldo) e Evê (J. Kennedy). Técnico: Luis Zubeldía.

Motivo: 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 9 de novembro, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Rodrigo José de Pereira Lima (PE)
Auxiliares: Leila Naiara Moreira (DF) e Francisco Chave Bezerra (PE)
VAR: Wagner Reway (SC)

Gols:
Cartões amarelos: Walace, Christian, Matheus Pereira, Lucas Romero e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Bernal (Fluminense)
Cartão vermelho:

Público: 53.283 pessoas
Renda: R$ 2.940.491,50

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...