O Palmeiras venceu o Fluminense de virada na noite desta quarta-feira (23), no Maracanã, por 2 a 1, aproveitando falha do goleiro Fábio e do volante Martinelli, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A partida tinha domínio do time carioca até o veterano goleiro vacilar.
Os gols foram anotados por Maurício e Vitor Roque. Antes, Cano, cobrando pênalti, tinha colocado o Tricolor em vantagem ainda na primeira etapa. O jogo também ficou marcado pela expulsão de Allan, do Palmeiras, aos 51 minutos do segundo tempo, por acertar uma cotovelada em Samuel Xavier.
Com o resultado, o Verdão segue na cola dos líderes do Brasileiro e chega aos 29 pontos. O Flu tem somente 20.
Próximos jogos
O Fluminense terá outro rival paulista no caminho no domingo (27), às 16h (de Brasília), pelo Brasileirão. A equipe visita o
Sequência indigesta
Com a derrota, o Fluminense chega à sua terceira derrota consecutiva após o grande desempenho no Mundial de Clubes da Fifa. A equipe perdeu as três partidas que realizou depois do torneio e todas no Maracanã.
Palmeiras quebra jejum
O Verdão, por sua vez, encerrou um jejum de oito anos sem vencer o Fluminense no Maior do Mundo. A última vez que saiu com os três pontos foi em 2017, em vitória por 1 a 0. Depois disso, foram cinco vitórias do Flu e dois empates.
Fluminense é melhor e sai na frente
Precisando voltar a vencer no Brasileiro, o Fluminense foi para cima do Palmeiras com três atacantes e tomou conta das ações da partida na primeira etapa. O time paulista pouco se arriscava e viu o Tricolor ficar com a bola no campo de ataque.
Mesmo assim, o Flu tinha dificuldade para conseguir concluir em gol com um Palmeiras bem postado. Nos primeiros 25 minutos somente uma finalização e para fora do gol.
Mas a chance chegou em bobeada de Facundo Torres. Em cruzamento de Soteldo na área, o uruguaio acertou Freytes e o árbitro assinalou pênalti para o Flu. Sem Arias vendido, Cano se tornou o batedor. Antes da cobrança, Felipe Anderson deixou o gramado lesionado para a entrada de Sosa.
O artilheiro cobrou com precisão no canto esquerdo de Weverton e abriu o marcador para o Fluminense. O Tricolor, de forma merecida, em vantagem.
Falha de feia de Fábio
O Palmeiras se encaminhou para uma derrota merecida antes do intervalo, mas contou com a ajuda de quem não costuma falhar. O goleiro Fábio vacilou e o time paulista - na sua primeira finalização em todo o jogo - chegou ao empate.
Maurício aproveitou jogada de Sosa e cabeceou em cima de Fábio. A bola passou pelo meio de suas mãos, bateu no peito, e morreu dentro do gol. Empate do Palmeiras e um ‘frangaço’ do veterano goleiro. A torcida cantou seu nome em apoio após o gol.
Vitor Roque faz golaço
O Palmeiras voltou muito melhor na segunda etapa e em busca da virada que deixaria a equipe mais próxima dos primeiros colocados. Facundo teve grande chance, mas parou nas mãos de Fábio. No rebote, Fuentes salvou cabeçada de Vitor Roque em cima da linha.
Mas o camisa 9 voltou para etapa complementar com vontade de decidir a partida. Ele aproveitou saída de bola errada de Martinelli para driblar Freytes e bater na saída de Fábio.
Em 16 minutos, o Palmeiras fez mais do que praticamente o primeiro tempo todo e conseguiu a virada no Maracanã. Lindo gol do camisa 9 para dar vantagem ao time alviverde.
Allan expulso
No último lance da partida, o atacante Allan, do Palmeiras, foi expulso por acertar uma cotovelada em Samuel Xavier.
Fluminense 1x2 Palmeiras
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Ignácio (Thiago Silva), Freytes e Fuentes; Martinelli, Hércules e Nonato (Ganso); Serna (Keno), Soteldo (John Kennedy) e Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho.
Palmeiras
Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Micael e Vanderlan; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista (Allan) e Mauricio (Raphael Veiga); Facundo Torres (Flaco López), Vítor Roque (Emiliano Martínez) e Felipe Anderson (Sosa). Técnico: Abel Ferreira.
Gols: Cano (35 min 1ºT), do Fluminense;
Maurício (48min 1ºT), Vítor Roque (16 min 2ºT), do Palmeiras
Cartões amarelo: Fuentes (Fluminense); Facundo Torres, Lucas Evangelista e Allan (Palmeiras)
Cartão vermelho: Allan (Palmeiras)
Motivo: Jogo válido pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 23 de julho (quarta-feira) de 2025, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Ramón Abatti Abel (SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Arbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues de Castro Júnior (PE)