O Cruzeiro manteve seu estilo de jogo e a pegada intensa, mas dessa vez ficou só no empate com o Corinthians, nesta quarta-feira (23), na Neo Química Arena, em São Paulo. Em partida acirrada, paulistas e mineiros ficaram no 0 a 0 na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado fez o Cruzeiro conquistar importante ponto fora de casa. Dessa forma, o time celeste agora soma 34 pontos e se mantém na liderança do Brasileirão. O Corinthians chega aos 20, na 10ª posição.
Próximo jogo
Agora, o Cruzeiro volta a jogar em Belo Horizonte diante de seu torcedor. No próximo domingo (27), a equipe estrelada enfrenta o Ceará, às 16h (de Brasília), na rodada de número 17. O Timão visita o Botafogo, no sábado (26), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Cássio homenageado em reencontro com Corinthians
Ídolo do Corinthians, o goleiro Cássio reencontrou o Alvinegro Paulista pela primeira vez desde que deixou o clube. O arqueiro do Cruzeiro foi aplaudido por grande parte dos torcedores presentes na Neo Química Arena e foi homenageado antes da bola rolar, com a exibição de um vídeo no telão do estádio relembrando alguns de seus grandes momentos com a camisa alvinegra.
Cássio é considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians, com 712 partidas disputadas, sendo superado apenas por Wladimir, que tem 806 jogos.
Pelo clube, o goleiro conquistou nove títulos: uma Copa Libertadores (2012), um Mundial de Clubes (2012), quatro Campeonatos Paulistas (2013, 2017, 2018 e 2019), uma Recopa Sul-Americana (2013) e dois Campeonatos Brasileiros (2015 e 2017).
O jogo
O Cruzeiro iniciou o primeiro tempo de forma fulminante, pressionando o Corinthians no campo de defesa. O time do técnico Leonardo Jardim era tão dominante, que as primeiras oportunidades de gol foram da equipe celeste. Kaio Jorge e Christian perderam chances importantes nos minutos iniciais.
A marca do Cruzeiro de Jardim ficou clara mais uma vez no Brasileirão: intensidade e muita pressão no adversário nos primeiros 15 minutos. Essa característica é tão latente, que o Cruzeiro não passava um primeiro tempo sem marcar gols há três jogos.
O time celeste balançou as redes de Grêmio, Fluminense e Juventude nos primeiros 45 minutos, na 13ª, 14ª e 15ª rodadas. Antes, havia passado em branco no 0 a 0 com o Vitória, na rodada de número 12.
O Corinthians conseguiu equilibrar as ações depois dos 15 minutos. Apesar disso, o Timão também não conseguiu tirar o zero do marcador. A melhor chance da equipe de Dorival Júnior foi com Memphis Depay, em cobrança de falta defendida por Cássio.
A estatística evidenciou bem superioridade cruzeirense na primeira etapa. Foram quatro finalizações celestes e nenhuma do Corinthians. Em posse de bola, o Cruzeiro teve 51% e o Corinthians 49%.
No segundo tempo, o Corinthians começou mais intenso e em cima do Cruzeiro. O Timão criou as melhores chances nos minutos iniciais da etapa complementar. Memphis Depay e Garro eram os mais inteligentes e perigosos da equipe mandante.
Apesar do início melhor do Corinthians, o Cruzeiro segurava bem o ímpeto do adversário. Porém, diferentemente do primeiro tempo, o Timão começou melhor na segunda etapa.
A partida foi muito acirrada na segunda metade, com chances para os dois lados. Cássio, diante do seu ex-clube, se destacou com defesas importantes. O “Gigante” parou nomes importantes da equipe paulista, como Memphis Depay e Garro.
Corinthians 0 x 0 Cruzeiro
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 23 de julho (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (CBF/RJ)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (CBF/GO) e Luiz Cláudio Regazone (CBF/RJ)
VAR: Braulio da Silva Machado (CBF/SC)
Cartão amarelo: José Martinez, Charles, Carrillo, Garro (COR); Lucas Romero, Kaiki (CRU)
Público Pagante: 31.232
Público Presente: 31.541
Renda: R$ 2.289.651,40
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, Charles (Carrillo), Breno Bidon (Kaike), e Rodrigo Garro; Talles Magno (Romero) e Memphis Depay. Técnico: Dorival Júnior.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Eduardo) e Matheus Pereira; Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.