A eliminação para o Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil faz parte do passado no Atlético. Em momento delicado na temporada, o Alvinegro não teve tempo para lamentação e se vê obrigado a focar no Campeonato Brasileiro e também na Sul-Americana. O primeiro desafio, neste domingo (14), é para se distanciar da zona de rebaixamento da Série A.
A partir das 16h (de Brasília), o time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli encara o Santos, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 23ª rodada do Brasileiro, e busca reabilitação na competição mais importante do país. O confronto será o primeiro do argentino no estádio e também marcará a reestreia dele como mandante pelo Galo.
Situação das equipes no Brasileiro
Assim como o Galo, o Peixe também vive situação bem delicada na competição mais importante do país. Enquanto os mineiros ocupam a 14ª posição, com 24 pontos conquistados e a dois do primeiro time do Z4, os paulistas aparecem na 16ª colocação, com 22 pontos; a mesma pontuação do Vitória, primeiro time que hoje cairia para a Segunda Divisão.
Agora sob comando de Sampaoli, o Galo vem de quatro jogos sem vitórias no Brasileirão; todas com o antecessor Cuca. Foram três derrotas (Grêmio, São Paulo e Vitória), e um empate (Vasco). O último triunfo foi sobre o Red Bragantino, na 18ª rodada.
O Santos, por sua vez, não ganha há três partidas. Foram duas derrotas (Vasco e Bahia) e um empate (Fluminense). A última vitória foi contra o Cruzeiro, em pleno Mineirão, na 19ª rodada.
Possíveis mudanças no Atlético
Acionado no segundo tempo da partida no Mineirão, o volante Alan Franco deve retomar a titularidade. Como enfrentou a Argentina pelas eliminatórias, 48 horas antes de figurar entre os relacionados no Gigante da Pampulha, ele foi preservado pelo treinador.
Outra mudança pode ser a saída de Igor Gomes, titular contra a Raposa. Para esta posição, Sampaoli pode voltar Gabriel Menino para a posição; no clássico, ele atuou como lateral-direito, ou seguir com Fausto Vera, substituto de Franco.
Mudança forçada para Sampaoli
Porém, será na zaga uma alteração forçada. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Junior Alonso não poderá encarar o Peixe. Com isso, a briga ficará entre Iván Román e Vitor Hugo. Ruan Tressoldi, apresentado no início da semana, ainda aprimora a parte física e dificilmente entra nesta briga. Porém, não está descartada.
Como chega o Santos
O Santos tentará quebrar um jejum de vitórias no Brasileirão. São três partidas sem vencer. O Peixe está na 16ª colocação com 22 pontos.
O técnico Juan Pablo Vojvoda teve muito tempo para treinar a equipe. O Santos, que só disputa o Brasileirão na temporada, jogou pela última vez no dia 31 de agosto. Desde então, foram treinos no CT Rei Pelé para testar formações.
A grande surpresa é a presença do atacante Neymar. O camisa 10, que não gosta de gramados sintéticos - caso da Arena MRV -, estará presente devido à importância da partida.
Atlético x Santos
Atlético
Everson; Gabriel Menino (Natanael); Lyanco, Vitor Hugo (Román); Guilherme Arana; Alan Franco, Alexander, Fausto Vera (Menino); Gustavo Scarpa; Tomás Cuello e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli.
Santos
Brazão, Mayke, Adonis Frías (Zé Ivaldo), Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Zé Rafael, Victor Hugo (Caballero) e Neymar; Guilherme e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro;
Data: 14 de agosto de 2025 (domingo);
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte;
Horário: 16h (de Brasília);
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Luiz Cláudio Regazone;
VAR: Wágner Reway;
Transmissão: Premiere;
A Itatiaia também transmite o duelo pelo 95,7 FM, 610 AM, e pelos canais oficiais no Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)