Cruzeiro se despede do Brasileirão contra o Santos, que luta contra o rebaixamento

Com time alternativo, equipe celeste enfrenta o Peixe neste domingo (7), às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, no último jogo da Série A

Neymar, do Santos, e Gabigol, do Cruzeiro

Antes de focar de vez na semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro tem pela frente o último compromisso na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (7), às 16h (de Brasília), a equipe celeste desafia o Santos na Vila Belmiro, em Santos, em jogo da 38ª rodada.

A partida não provocará mudanças para a equipe celeste na tabela, mas é decisiva para o Peixe, que busca sacramentar a permanência na Primeira Divisão.

Na tabela

Garantida na fase de grupos da Copa Libertadores, a Raposa terminará na terceira posição do Brasileirão. O time tem 70 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo quarto colocado Mirassol, mas não tem chances de superar o vice-líder Palmeiras.

O Alvinegro Praiano, por sua vez, está em 14º lugar com 44 pontos. O time precisa de apenas uma vitórias para se garantir na Série A em 2026.

Em caso de empate, a equipe de Juan Pablo Vojvoda também tem boas chances de conquistar o objetivo. O Vitória, 17º colocado, pode alcançar em pontos se vencer o São Paulo, mas teria de tirar 11 gols de saldo.

Como chega o Santos

Para o duelo, o Alvinegro Praiano tem dúvidas no ataque.

O atacante Tiquinho Soares, que vinha tratando de dores na região posterior do joelho esquerdo, trabalhou com o grupo neste sábado (6). O centroavante, porém, não tem presença garantida entre os titulares.

Assim, existe a possibilidade de Thaciano, nome contestado por muitos torcedores, começar a partida. Outra alternativa para Vojvoda é escalar Neymar de falso 9, com a entrada de Rollheiser no time.

Outra baixa certa no Peixe é o lateral-esquerdo Escobar, com uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Já o atacante Lautaro Díaz é desfalque pois pertence ao Cruzeiro.

O volante Zé Rafael, por sua vez, está fora por suspensão.

Como chega o Cruzeiro

O Cruzeiro enfrentará o Santos com um time totalmente reserva. De olho no Corinthians pela Copa do Brasil, Leonardo Jardim poupou os titulares do compromissos. Eles sequer viajaram para a Baixada Santista.

O português prepara uma equipe com rostos mais jovens e alguns nomes conhecidos, casos de João Marcelo, Gabigol e Yannick Bolasie.

Vale destacar que a Raposa está invicta há 12 rodadas no Brasileirão. O time tem a maior sequência sem derrotas da competição na atualidade.

Gabigol na Vila Belmiro

Menino da Vila, Gabigol voltará mais uma vez ao estádio onde deu os primeiros passos como jogador profissional. Ele será titular e comandará o ataque celeste.

A última partida do camisa 9 na Vila Belmiro foi pelo Flamengo em junho de 2023. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 3 a 2, mas o atacante não balançou as redes.

No primeiro turno, vitória santista

Na partida do primeiro turno, o Santos levou a melhor no Mineirão lotado. A equipe alvinegra virou o jogo no segundo tempo e venceu por 2 a 1.

Santos x Cruzeiro

Santos

Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão, João Schmidt e Neymar; Álvaro Barreal, Guilherme e Thaciano (Tiquinho). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Cruzeiro

Léo Aragão, Kauã Moraes (Fagner), João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Walace, Eduardo, Matheus Henrique e Japa; Bolasie (Rayan Lelis) e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.

Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo (7), às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)

Transmissão: A Itatiaia transmite o jogo no rádio (AM 610 e FM 95,7) e em seus canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte). Na TV, o jogo será transmitido por Globo, ge tv e Premiere.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.

Ouvindo...