Empolgado e com grande apoio da torcida, o
As equipes se encontram em momentos diferentes. A Raposa está embalada após vencer o CRB e se classificar às quartas de final da Copa do Brasil.
No Brasileirão, o cenário também é favorável. O time ocupa a vice-liderança, com 37 pontos. A vitória é importante para seguir na cola do Flamengo, que lidera com 40 pontos. O Rubro Negro Carioca tem saldo de gols de 25, contra 19 da Raposa.
O Santos, por sua vez, chega pressionado para o jogo. Apesar da vitória na última rodada, contra o Juventude, o desempenho do time comandado por Cléber Xavier segue sendo questionado interna e externamente.
Não por acaso, a partida no Mineirão promete ser decisiva para o futuro do treinador no Peixe. Um resultado positivo contra o vice-líder do torneio promete ser fundamental para a permanência de Cléber no cargo.
O Alvinegro é o 15º colocado, com 18 pontos, e quer se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento.
Como chega o Cruzeiro
O Cruzeiro chega embalado, mas desgastado. A equipe viveu uma “maratona” desde o encerramento do Mundial de Clubes, com oito jogos em menos de dois meses.
Após o triunfo sobre o CRB, na última quinta-feira (7), o time teve pouco tempo para se recuperar e se preparar para enfrentar o time santista.
Sem novas baixas, Leonardo Jardim tem a chance repetir a escalação pela terceira vez. No entanto, o técnico pode preservar jogadores por controle de carga, como já fez em outras oportunidades.
Diante do Santos, os desfalques certos são o lateral Fagner, com fratura na fíbula da perna direita, os zagueiros João Marcelo e Janderson, que se recuperam de graves lesões no joelho. Além deles, o volante Murilo Rhikman, o goleiro Otávio e o atacante Kaique Kenji, a serviço da Seleção Brasileira, também estão fora.
O atacante Lautaro Díaz, que apresentou desgaste físico nos últimos dias, treinou normalmente nesse sábado (9) e pode ser opção no banco de reservas.
Como chega o Santos
O Peixe tem algumas baixas para enfrentar o Cruzeiro. O zagueiro João Basso, considerado titular, está no DM por conta de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda.
O volante Willian Arão, um dos reforços para a sequência da temporada, está em transição física após um edema muscular na panturrilha direita e é tratado como dúvida.
Por outro lado, o Santos terá os retornos do atacante Guilherme, recuperado de uma lesão corto-contusa no tornozelo direito, e do volante Tomás Rincón, que cumpriu suspensão diante do Juventude.
Reencontro entre Neymar e Cruzeiro
Atração à parte no jogo, Neymar reencontra o Cruzeiro e sua torcida após quase 13 anos. O último confronto foi no dia 3 de novembro de 2012, no Independência, pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro daquele ano. O craque brilhou, fez três gols e saiu de campo aplaudido pela torcida celeste.
Ao todo, o camisa 10 mediu forças com a equipe celeste em cinco oportunidades, com três vitórias, dois empates, uma derrota e cinco gols feitos.
Mineirão lotado
A previsão é de 61 mil torcedores no Gigante da Pampulha para o jogo. Todos os ingressos já foram vendidos com antecedência.
Cruzeiro x Santos
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Santos
Brazão; Igor Vinicius (Mayke), Gil, Luan Peres e Souza; Tomás Rincon, Gabriel Bontempo e Neymar; Rollheiser, Barreal (Guilherme) e Tiquinho Soares. Técnico: Cléber Xavier.
Motivo: 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo (10), às 18h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Neuza Inês Back (SP)
VAR: Bráulio da Silva Machado (SC)
Transmissão: A Itatiaia transmite o jogo no rádio (AM 610 e FM 95,7) e em seus canais oficiais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte). Na TV, o jogo será transmitido por Record (TV aberta) e Premiere (pay-per-view).