Ouvindo...

Cruzeiro recebe Grêmio e reencontra torcida em retomada do Brasileirão

Equipes se enfrentam neste domingo (13), às 20h30 (de Brasília), pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Mineirão

Cruzeiro de Leonardo Jardim enfrentará o Grêmio de Mano Menezes

A Série A do Campeonato Brasileiro está de volta. Após 31 dias de pausa para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam neste domingo (13), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 13ª rodada da competição nacional.

Vice-líder com 24 pontos, três a menos que o líder Flamengo, o time celeste quer vencer para seguir empatado com o Rubro-Negro. Para assumir a ponta, seria necessário um resultado por 14 gols de diferença, já que os cariocas levam ampla vantagem no saldo de gols (22 a nove).

O Tricolor, por outro lado, é o 11º, com 16 pontos. Caso consiga um triunfo no Gigante da Pampulha, a equipe pode subir na tabela a depender dos resultados de Botafogo e Corinthians. O Mirassol, nono colocado, não joga na rodada.

Vai lotar?

Mais de 25 mil ingressos já foram vendidos para o jogo. A expectativa é de que os torcedores do Cruzeiro emplaquem mais um bom público.

Um dificultador inicial pode ser a biometria facial, que passa a valer nesta partida e é desconhecida por boa parte do público.

Todo o torcedor maior de 16 anos que for aos jogos terá que fazer o reconhecimento facial na entrada do estádio. Todos os detalhes para esse cadastro da biometria facial podem ser encontrados no site suacara.cruzeiro.com.br.

Noite de reencontro

Multicampeão pelo Cruzeiro, Mano Menezes reencontrará pela primeira vez o Mineirão e a torcida celeste. O técnico do Grêmio teve três jogos contra o time mineiro desde que saiu, em 2019, todos fora de Minas Gerais.

O primeiro duelo de Mano contra o Cruzeiro após sua saída foi já em 2019, pelo Palmeiras. Na ocasião, o gaúcho levou a melhor e viu sua equipe vencer por 1 a 0, no Allianz Parque, pelo Brasileirão daquele ano.

Quatro anos depois, o comandante enfrentou o Cruzeiro pelo Internacional, dessa vez pelo Internacional, no Beira-Rio, pela Série A de 2019. A igualdade imperou e os times empataram em 0 a 0.

O último duelo foi no Brasileirão do ano passado. No Maracanã, o Fluminense de Mano Menezes venceu o Cruzeiro de Fernando Diniz por 1 a 0.

Ao todo, o treinador enfrentou a equipe celeste em 14 oportunidades, com sete vitórias, três empates e seis derrotas.

Como chega o Cruzeiro

Para a partida, Leonardo Jardim poderá repetir o ‘time ideal’ que se destacou nas primeiras rodadas do Brasileirão. O treinador tem o retorno de Christian, que cumpriu suspensão contra o Vitória, e não deve perder Wanderson, que treinou normalmente durante a semana após ser desfalque diante do Banfield-ARG, no último domingo (6), pela Vitória Cup.

Todos os jogadores considerados titulares neste momento estão aptos. O grande desfalque é o meia Eduardo, expulso na última rodada após falta dura no lateral-esquerdo Jamerson, do Leão da Barra.

Além dele, o zagueiro João Marcelo e o volante Matheus Henrique, que se reabilitam de graves lesões no joelho, seguem fora.

Quem se reabilitou de contusão importante durante o Mundial foi Japa, recuperado de problema muscular. Ele está à disposição de Leonardo Jardim.

Como chega o Grêmio

Mano Menezes promove Lucas Esteves na lateral esquerda, já que Marlon só pode jogar contra a Raposa mediante pagamento de multa. Na zaga, Kannemann deve começar entre os titulares após ter sido dúvida na Recopa Gaúcha contra o São José, na última terça-feira (8).

No meio-campo, o recém-contratado Alex Santana será titular na vaga de Dodi, suspenso. Villasanti também vai iniciar o compromisso, com Cristaldo completando o setor.

No ataque, Olivera ainda é dúvida após acidente doméstico em que teve seu pé queimado por água quente. Amuzu surge como opção.

Braithwaite não se recuperou das dores no tornozelo e será o principal desfalque. O uruguaio Matías Arezo é o favorito para o substituir.

Cruzeiro x Grêmio

Cruzeiro

Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.

Grêmio

Tiago Volpi; Gustavo Martins, Kannemann, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Villasanti, Alex Santana, Alysson Edward, Cristaldo e Amuzu (Olivera); Arezo. Técnico: Mano Menezes.

Motivo: 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 13 de junho (domingo) de 2025, às 20h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG

Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PA)
Auxiliares: Victor Hugo Imazu (PA) e Andrey Luiz de Freitas (PA)
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Transmissão: Amazon Prime Video (streaming)

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.