Mesmo com forte apoio da torcida, o
Com a derrota, o Cruzeiro viu a liderança do Brasileirão ameaçada. O time celeste permanece com 34 pontos e pode ser ultrapassado pelo Flamengo. O Rubro-Negro tem 33 e enfrenta o Atlético ainda neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã.
Queda da invencibilidade
A derrota, a primeira do time estrelado no ano no Mineirão pelo Brasileiro, fez o Cruzeiro perder longa invencibilidade na temporada.
O time azul não sabia o que era sair derrotado em um jogo oficial desde o dia 24 de abril, quando perdeu por 2 a 1 para o Palestino, na terceira rodada na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
De lá para cá, o time celeste acumulava 17 jogos de invencibilidade, com 11 vitórias e seis empates.
Próximo jogo
Agora, o Cruzeiro dá um tempo no Brasileirão e direciona o seu foco à Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (30), o time celeste enfrenta o CRB, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, no jogo de ida das oitavas de final.
Grande festa da torcida
Durante a entrada dos jogadores no gramado, os torcedores fizeram linda festa no Mineirão. Assim que os jogadores apontaram no túnel central, a torcida usou mais de 12 mil bobinas de papel para recepcionar os atletas.
Treinador usa máscara
Antes da partida começar, o técnico Leonardo Jardim usava máscara cirúrgica. O treinador, em entrevista à TV Globo, disse usar o objeto por causa de uma virose.
O jogo
O jogo entre Cruzeiro e Ceará foi movimentado. As duas equipes buscavam o ataque de forma incisiva. O time celeste começou os primeiros 45 minutos melhor. Tanto que logo abriu o placar. Kaio Jorge aproveitou erro bizarro do goleiro Bruno Ferreira e balançou as redes antes dos cinco minutos.
O Cruzeiro até fez o segundo gol com Eduardo, mas o lance foi anulado pela arbitragem, que acusou bola na mão de Wanderson na jogada.
Até os 25 minutos, o time celeste tinha o domínio da partida. Quando o Ceará conseguiu responder em campo e passou a incomodar com mais força. Marcos Victor e Lourenço davam muito trabalho ao setor defensivo cruzeirense.
O lado direito da defesa do Cruzeiro não estava em um dia bom. O técnico Léo Condé enxergou isso e colocou sua equipe para pressionar Fagner e Wanderson.
Em um lance de escanteio exatamente após um erro do lado direito da defesa celeste, Galeano cabeceou bem a bola cruzada por Lourenço e empatou.
No segundo tempo, o time visitante não mudou sua forma de jogar. Buscava o ataque e explorava o lado direito do Cruzeiro. Assim, virou o placar.
Fernandinho, que entrou no segundo tempo, fez bela jogada individual. Ele fez o cruzamento milimétrico para Galeano, que fez o segundo dele no jogo.
Após o segundo gol do Ceará, o Cruzeiro se lançou ao ataque. Com muita pressão, o time celeste demorou a chegar ao ataque. nos acréscimos, o atacante Bolasie teve boa chance, mas a defesa visitante conseguiu tirar a bola que tinha a direção do gol.
Cruzeiro volta a sofrer gol após três jogos
O sistema defensivo do Cruzeiro tinha o status de “intransponível” há três jogos. Porém, o time de Léo Condé quebrou essa invencibilidade.
Antes do Ceará, o último gol sofrido pelo Cruzeiro havia sido contra o Grêmio, na vitória celeste por 4 a 1, no dia 13 de julho, no Mineirão, em partida da 13ª rodada.
Lances capitais do jogo
Gol do Cruzeiro! Aos 3 minutos do primeiro tempo, o goleiro Bruno Ferreira deu um presentaço para Kaio Jorge. Em um erro bizarro, o arqueiro do Ceará se enrolou com a bola dentro da área. O artilheiro cruzeirense percebeu a bobeira do adversário, roubou a bola e marcou o primeiro gol do dia: 1 a 0.
Gol anulado! Aos 30 minutos do primeiro tempo, Eduardo marcou o gol, após passe de Matheus Pereira. A arbitragem anulou o lance, uma vez que a bola bateu na mão de Wanderson no lance anterior à assistência do camisa 10.
Gol do Ceará! Aos 38 minutos do primeiro tempo, Lorenzo cobrou escanteio na cabeça de Galeano, que deixou tudo igual: 1 a 1.
Gol do Ceará! Aos 14 minutos do segundo tempo, Fernandinho fez boa jogada pela esquerda, cruzou para Galeano que fez o segundo gol do Ceará: 2 a 1.
Cruzeiro 1 x 2 Ceará
Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki (Bolasie); Lucas Romero, Lucas Silva (Matheus Henrique), Eduardo (Gabigol) e Matheus Pereira; Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Ceará
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Richardson (Lucas Lima) e Lourenço (Fernando Sobral); Galeano, Pedro Henrique (Fernandinho) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: Domingo (27 de julho), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gol: Kaio Jorge (3min1ºT); Galeano (38min1ºT)
Cartão amarelo: Pedro Henrique (CEA)
Cartão vermelho: não houve
Público: 52.802 torcedores
Renda: R$ 3.286.100,58