Ouvindo...

Ceará consegue ‘revanche’, bate o Fluminense e se afasta do Z4 do Brasileiro

Galeano e Pedro Raul marcam no Castelão, e Alvinegro ‘dá o troco’ após derrota na última quarta-feira (29)

Pedro Raul marcou um dos gols da vitória do Ceará sobre o Fluminense

No segundo confronto consecutivo entre as equipes, o Ceará venceu o Fluminense por 2 a 0 na tarde deste domingo (2), pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Galeano e Pedro Raul marcaram para dar a vitória ao Alvinegro na Arena Castelão, em Fortaleza. Assim, a equipe ‘vingou’ o 1 a 0 sofrido na última quarta (29), em jogo atrasado da rodada 12.

O resultado faz a equipe de Léo Condé se afastar de vez da zona de rebaixamento. O Vozão ultrapassou o RB Bragantino e agora é 12º colocado, com 38 pontos. São 7 de vantagem para o Vitória, primeiro time dentro do Z4.

Por outro lado, o Flu perde a chance de ultrapassar o rival Botafogo e assumir a 6ª posição. O Tricolor é o 7º colocado — que dará vaga para a próxima Copa Libertadores, com 47 pontos. Essa foi a terceira derrota do técnico Luís Zubeldía na equipe em 9 partidas.

Próximas partidas

O Ceará agora passa a se preparar para o último Clássico-Rei da temporada. Na quinta-feira (6), às 20h (de Brasília), o Alvinegro recebe o Fortaleza, na Arena Castelão. Já o Flu terá pela frente o Mirassol na próxima rodada do Brasileiro. As equipes se enfrentam também na quinta (6), às 19h30, no Maracanã.

Vozão começa forte

Quem começou a partida com mais iniciativa ofensiva foram os donos da casa. Os minutos iniciais foram de pressão do Ceará, que tentava encontrar o artilheiro Pedro Raul na grande área. O camisa 9 até teve uma chance, aos 9 minutos, quando aproveitou sobra de bola no alto, mas cabeceou nas mãos de Fábio.

Sobral, em cobrança de escanteio, assustou com um chute de voleio.

A melhor chegada do Flu parou em uma revisão do VAR. Após troca de passes, John Kennedy recebeu na área, na cara do goleiro, mas foi desequilibrado antes de chutar. O árbitro foi ao monitor verificar um possível pênalti, mas anotou falta de Serna na origem do lance.

Galeano abre o placar

O Ceará chegou ao gol aos 38 do primeiro tempo: Fernando Sobral carregou pela esquerda e cruzou rasteiro, a bola desviou em Freytes e ficou limpa para Galeano mergulhar. Bola no contrapé de Fábio e placar aberto no Castelão.

E por pouco não saiu o segundo ainda na etapa inicial. Pedro Henrique dominou na ponta direita, ajeitou para a canhota e bateu no cantinho — Fábio buscou com a ponta dos dedos.

Leia também

Flu melhora após o intervalo

A ida para os vestiários foi boa para o Tricolor Carioca, que começou o segundo tempo pressionando no ataque. Não à toa, Zubeldía fez três mudanças no intervalo: Keno, Nonato e Fuentes entraram nos lugares de Serna, Hércules e Renê.

Nos primeiros minutos, Freytes e Nonato, ambos de fora da área, testaram o goleiro Bruno Ferreira.

Expulsão no Tricolor muda o jogo

Aos 13 minutos, poréma, o lance que mudou o rumo do jogo. Pedro Raul recebeu ótimo lançamento em velocidade, saiu na cara de Fábio, mas foi derrubado por Ignácio. Cartão vermelho direto para o zagueiro do Fluminense.

A vantagem numérica foi ótima para o Vozão, que retomou o controle da posse de bola e saiu do campo de defesa. Foi assim, por exemplo, que Fernandinho carimbou a trave de Fábio aos 24 minutos.

O Fluminense respondeu com Canobbio, em contra-ataque, para boa defesa de Bruno.

Pedro Raul ‘fecha o caixão’

Até que aos 26, os donos da casa chegaram ao segundo gol. Pedro Raul recebeu na meia-lua, limpou a marcação de Martinelli e soltou uma pancada — a bola desviou em Freytes antes de entrar no ângulo. Na comemoração, o camisa 9 tirou a camisa e recebeu cartão amarelo.

O segundo gol encerrou qualquer ímpeto do Fluminense para tentar a reação. Os cariocas ficaram com dificuldade para ter a bola e pressionar.

Por pouco, inclusive, o Ceará não transformou a vitória em goleada. Canobbio ficou com a bola na entrada da área defensiva e devolveu para trás. Na sobra, Lucas Mugni dominou e ajeitou para Pedro Raul só empurrar para a rede. O lance, porém, foi anulado por toque no braço de Mugni.

Ceará 2 x 0 Fluminense

Ceará

Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor (Marllon), Willian Machado e Matheus Bahia; Vinícius Zanocelo, Fernando Sobral e Vina; Pedro Henrique (Fernandinho), Pedro Raul e Galeano (Paulo Baya). Técnico: Léo Condé.

Fluminense

Fábio; Guga, Ignácio, Freytes e Renê (Gabriel Fuentes); Martinelli, Hércules (Nonato) e Lima; Canobbio, John Kennedy e Serna (Keno). Técnico: Luis Zubeldía.

Gols

Galeano, aos 37 minutos do primeiro tempo. Pedro Raul, aos 26 minutos do segundo tempo.

Cartões Amarelos: Marllon, Pedro Raul e Vinícius Zanocelo (Ceará)

Cartão Vermelho: Ignácio (Fluminense)

Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Motivo: 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.