Com gol relâmpago de Alan Franco, aos 21 segundos do primeiro tempo, e segurando uma pressão imensa do adversário, o Atlético derrotou o Ceará por 1 a 0, neste sábado (25). Com o resultado na Arena MRV, no jogo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time de Sampaoli chega aos 36 pontos, sobe para a 12ª colocação, e respira na competição.
O Galo, que depende dos jogos deste domingo (26) para não perder posição, agora vira a chave para a Copa Sul-Americana. Na próxima terça-feira (28), o Alvinegro encara o Independiente del Valle no segundo duelo da semifinal. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília), na Arena MRV.
Com o empate por 1 a 1 no confronto de ida, quem vencer em Belo Horizonte, avança à decisão. Em caso de novo empate, teremos pênaltis na capital mineira.
O Vozão, por sua vez, seguiu com 35 pontos e agora recebe o Fluminense no próximo domingo (2), pela 31ª rodada da Série A.
Sampaoli aciona trio de ataque
Para o confronto em casa, o técnico Jorge Sampaoli mudou o esquema e começou com três atacantes. Além de Hulk e Dudu, que ganharam oportunidade como titulares, o argentino acionou Biel para compor o sistema.
Na lateral direita, ele deu descanso a Renzo Saravia e colocou Natanael. Na esquerda, Caio entrou no lugar de Guilherme Arana.
Primeiro tempo morno, mas com vitória
Os primeiros 49 minutos de bola rolando na Arena MRV foram mornos, mas terminaram com vitória parcial dos donos da casa, após gol relâmpago.
Logo aos 21 segundos, Alan Franco chutou forte e abriu o marcador contra a equipe cearense.
Nos minutos seguintes, quem assustou foram os visitantes, em pelo menos três oportunidades, fazendo Everson trabalhar.
Precisando do empate, o time comandado por Léo Condé partiu ao ataque e esteve perto de conseguir o objetivo; porém, sem sucesso. O Galo, por sua vez, apesar de responder com contra-ataques, não conseguiu levar perigo.
Dois feitos de Franco
Com o gol marcado, Alan Franco agora é o detentor do tento mais rápido desta edição do Campeonato Brasileiro. Além disso, o equatoriano marcou o centésimo gol da Arena MRV, desde a inauguração em agosto de 2023.
Franco não fazia um gol desde 29 de junho de 2022, pelo Talleres, da Argentina. Pelo Galo, ele não marcava desde 9 de setembro de 2020, na derrota por 3 a 1 para o Santos, também pelo Brasileirão.
Segundo tempo
O segundo tempo teve tônica parecida. Apesar de melhora do Atlético, principalmente com as entradas de Bernard, Guilherme Arana e Igor Gomes, o Ceará seguiu atacando e levando perigo. Porém, o Vozão não acertava a pontaria.
Hulk quase marca
Aos 28 minutos, Bernard tabelou com Hulk e deixou o camisa 7 frente a frente com o goleiro. O atacante chutou forte, mas acertou a rede pelo lado de fora. Até ali, a melhor chance do Galo desde o gol de Franco.
Everson salva
Aos 37 minutos, Everson salvou o Galo do empate. Vina chutou forte e obrigou o goleiro atleticano a evitar o empate e a “Lei do Ex” na Arena.
Fim de papo
Mesmo com a pressão da equipe cearense, o Galo conseguiu segurar a importante vitória no Brasileirão.
Atlético 1 x 0 Ceará
Atlético
Everson; Natanael; Junior Alonso, Iván Román, Vitor Hugo; Caio (Guilherme Arana); Alan Franco, Gustavo Scarpa (Rony); Biel (Igor Gomes), Hulk (Reinier) e Dudu (Bernard). Técnico: Jorge Sampaoli.
Ceará
Bruno Ferreira; Fabiano, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia (Nicolas); Fernando Sobral, Vinícius Zanocelo e Richardson; Galeano (Aylon), Vina e Pedro Raul (Lucca). Técnico: Léo Condé
Gol: Alan Franco, aos 21 segundos do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Gustavo Scarpa, Rony, Arana (CAM)
- Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data: 25 de outubro de 2025 (sábado)
- Local: Arena MRV, Belo Horizonte
- Horário: 16h (de Brasília)
- Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ), auxiliado por Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (RJ)