O
Diante dos fatos, o clube inglês apresentou uma queixa formal à Uefa, à polícia francesa e também ao Olympique de Marselha. Os dirigentes descreveram o episódio como “tratamento inaceitável”.
Além da nota de repúdio aos atos violentos, o clube pediu à entidade que comanda o futebol na Europa e também ao rival francês que investiguem o ocorrido para punir os culpados. O Newcastle noticiou ainda que está em contato com a polícia britânica para coletar provas do incidente.
“A segurança e o bem-estar dos torcedores devem ser sempre de suma importância, e condenamos veementemente o tratamento dado aos nossos torcedores pela polícia durante este incidente”, declarou o clube.
Após o jogo, os torcedores visitantes foram obrigados a esperar no estádio por até uma hora após o apito final. Liberados em grupos de 500 pessoas na saída do estádio, eles receberam escolta até a estação de metrô.
“Assim que o primeiro grupo de torcedores foi liberado, a polícia começou a usar força desnecessária e desproporcional para impedir que o restante de nossos torcedores se movesse”, disse o Newcastle em um comunicado.
“Isso foi feito por meio de uma combinação de spray de pimenta, cassetetes e escudos, com vários torcedores sendo agredidos indiscriminadamente pela polícia”, completou.
*Com agência