Ouvindo...

Brasileiro marca no fim, e Arsenal vira sobre o Newcastle na Premier League

Gabriel Magalhães, já no ‘apagar das luzes’ anota virada importantíssima para o vice-líder do campeonato

Gabriel Magalhães, do Arsenal, comemora gol sobre o Newcastle na Premier League

O Arsenal venceu o Newcastle por 2 a 1 na tarde deste domingo (28), no St. James Park, na Inglaterra, pela Premier League. Mikel Merino e Gabriel Magalhães, ambos nos minutos finais, marcaram os gols da virada londrina, enquanto Woltemade anotou o gol dos donos da casa.

A vitória coloca os Gunners na vice-liderança da competição, colados ao líder Liverpool. A equipe de Arteta soma 13 pontos em 6 jogos, dois a menos que o rival de Anfield — que perdeu para o Crystal Palace nesta rodada.

Já os Magpies não começaram bem a temporada e seguem na parte de baixo da tabela. O Newcastle é apenas o 15º colocado, com seis pontos ganhos nas 6 rodadas disputadas.

Próximas partidas

Agora, ambos os times mudam o foco para a Champions League. No meio da semana, o Newcastle — que estreou com derrota para o Barcelona — visita o Union Saint-Gilloise-BEL, na quarta-feira (1), às 13h45 (de Brasília).

O Arsenal, depois de boa vitória contra o Bilbao, terá o Olympiacos-GRE pela frente também na quarta (1), às 16h, no Emirates Stadium, em Londres.

Primeiro tempo de polêmica e gol do Newcastle

Algo já comum nos grandes jogos da Premier League, a arbitragem foi pivô de um lance polêmico. Aos 14 minutos, o árbitro Jarred Gillett marcou pênalti do goleiro Nick Pope por falta em Gyokeres. Contudo, Gillett foi chamado ao monitor para revisar o lance e desmarcou a penalidade.

Arsenal reclama de pênalti não marcado em Gyokeres

Aos 34 da primeira etapa, o Newcastle saiu na frente. Em cobrança de escanteio curto, Tonali cruzou para a área e o grandalhão Woltemade, de 1,98m, tocou de cabeça sem chances para David Raya.

Pressão do Arsenal na segunda etapa

Em busca do gol de empate, o Arsenal se mandou para o ataque no segundo tempo e controlou totalmente o jogo. Apesar do volume de posse de bola, o time londrino pouco conseguiu criar.

A melhor chance foi aos 13 minutos, em bela troca de passes que Zubimendi levantou para Timber. O lateral tocou de cabeça no canto, mas Nick Pope fez grande defesa.

Leia também

Virada do Arsenal na bola aérea

Já aos 40 minutos, Merino igualou o placar. Em outro escanteio curto, Rice cruzou e o volante desviou de cabeça, a bola ainda tocou na trave antes de ir para as redes de Pope.

A virada veio no drama, aos 56 minutos. Odegaard cobrou escanteio na primeira trave e Gabriel Magalhães, também de cabeça, se antecipou a zaga e mandou para o gol. Virada importantíssima para o time de Mikel Arteta.

Mais polêmicas

Newcastle também reclama de pênalti não marcado

Quando o jogo ainda estava 1 a 0, o Arsenal quase perdeu um jogador expulso. Calafiori, já amarelado, cometeu nova falta no campo de defesa e ‘escapou’ de receber o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho. Na sequência, Arteta tirou o lateral-esquerdo para a entrada de Merino.

No lance seguinte ao primeiro gol do Arsenal, o Newcastle reclamou de um pênalti. Elanga recebeu pela direita e bateu cruzado, Gabriel Magalhães travou, mas com o braço. O VAR, porém, entendeu que a bola bateu primeiro na perna do zagueiro antes do braço.

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.